Voltar

Notícias

10
mar
2024
(INTERNACIONAL)
BRIN desenvolve resina para revestimento de madeira feita a partir de resíduo de óleo de keruing

O governo, juntamente com a Associação da Indústria de Móveis e Artesanato da Indonésia, tem como meta exportações nacionais de móveis e artesanato de cinco bilhões de dólares americanos em 2024.

A Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (BRIN), por meio do Centro de Pesquisa de Biomassa e Bioprodutos, está pesquisando resíduos de óleo de árvore de keruing para serem processados ​​em resina de revestimento de madeira natural ecologicamente correta.

O chefe do Centro de Pesquisa de Biomassa e Bioprodutos BRIN, Akbar Hanif Dawam, disse que o componente químico do óleo de keruing contém β-bisaboleno (C15H24), que é isolado do óleo de Commiphora guidottii, e contém compostos do grupo do ácido ftálico.

“Essa pesquisa é para tratamento de madeira. “Temos vários produtos que podem ser testados posteriormente com produtos florestais”, disse ele em comunicado em Jacarta, segunda-feira.

As condições ambientais atuais podem resultar numa diminuição da resistência da madeira a diversas bactérias e fungos. Flutuações erráticas nos fatores ambientais tornam a madeira facilmente degradada.

Um tipo de árvore da família Diptercocarpaceae que possui madeira de alto valor é o keruing (Dipterocarpus sp). Keruing também produz produtos florestais não madeireiros na forma de óleo de keruing.

O óleo de Keruing é um componente líquido que pode ser obtido pela destilação da seiva de Keruing, enquanto o resíduo é uma resina sólida chamada oleorresina. A oleorresina é branca leitosa, opaca, pegajosa e espessa.

A oleorresina Keruing tem sido tradicionalmente usada pelas comunidades locais como revestimento e massa para navios, tochas, remédios para feridas, auxiliares de urina e outros usos potenciais como bioproduto e biocompatível com base na atividade de seus compostos bioativos.

BRIN está colaborando com CV Nugroho Aneka Piranti para pesquisar e desenvolver resina keruing como revestimento natural de madeira.

Akbar disse ainda que o seu partido foi encarregado da investigação de biocombustíveis que utiliza materiais sustentáveis, para que a investigação de biomassa e bioprodutos possa funcionar de forma óptima, uma das quais é através da colaboração com a indústria.

“Biorifeneri é uma tecnologia que mostra como utilizamos materiais sustentáveis. “Normalmente, resinas, plásticos e polímeros são produtos de refinaria de petróleo, derivados do petróleo”, disse Akbar.

“Esperamos que possam existir diversas variantes que possam ser otimizadas. Esperamos que através desta parceria possamos desenvolver produtos”, concluiu.

 

Fonte: https://www.antaranews.com/

Jooble Neuvoo