Voltar

Notícias

17
fev
2024
(GERAL)
Nova fábrica planejada para um tipo de madeira com ‘coragem’

Uma empresa de Maryland que desenvolve um novo tipo de madeira com a resistência do aço está mudando da universidade para seu próprio espaço industrial.

A InventWood, fabricante da MettleWood, está mudando de sua incubadora na Universidade de Maryland para uma fábrica de 88.971 pés quadrados em Frederick, Maryland.

Com uma doação de 20 milhões de dólares do Departamento de Energia dos EUA, a IW lançará a produção em 2025.
A InventWood assinou um contrato de arrendamento de quase 89.000 pés quadrados. instalação. Foto: connectcre.com

A InventWood desenvolve materiais ambientalmente sustentáveis com materiais à base de celulose e inovações em nanotecnologia. A empresa disse que o processo desenvolvido pelo Dr. Liangbing Hu, ilustre professor Herbert Rabin da Universidade de Maryland (UMD), cria um produto de madeira que é tão forte quanto o aço.

MettleWood é um material estrutural de alto valor inventado que é altamente adequado para uma variedade de finalidades - desde automotiva até construção civil e móveis premium.

Especificamente, o MettleWood oferece inúmeras possibilidades de implantação no ambiente construído, inclusive como substituto de vigas estruturais, colunas e conexões que poderiam resultar em reduções de 37,2 gigatoneladas de emissões de gases de efeito estufa ao longo de 30 anos. Representa uma das poucas tecnologias com potencial para reduzir o consumo de aço e cimento e as pegadas de carbono associadas.

O processo inclui o desmantelamento da lignina da madeira – as paredes celulares internas da madeira que lhe conferem resistência – que a amolece e depois fecha as fibras por evaporação. A equipe então inchou novamente a madeira "chocando-a" com água.

"O rápido processo de choque de água forma uma estrutura distinta de parede celular enrugada e parcialmente aberta que fornece espaço para compressão, bem como a capacidade de suportar alta tensão, permitindo que o material seja facilmente dobrado e moldado", disse Hu à Woodworking Network em 2022. "A madeira moldada em 3D resultante é seis vezes mais resistente do que a madeira inicial e comparável a materiais leves amplamente utilizados, como ligas de alumínio."

sua “madeira moldável” pode então ser dobrada em diferentes formatos e depois seca antes de formar o produto final. A notável capacidade de dobragem da madeira processada tem origem na sua estrutura enrugada da parede celular, que pode suportar dobragens severas sem fracturas.

"A madeira moldável amplia significativamente as aplicações potenciais da madeira como material estrutural sustentável, ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental para edifícios e aplicações de transporte", disse Teng Li, professor de engenharia mecânica na UMD e coautor do estudo sobre a técnica, que apareceu na edição de 21 de outubro da revista Science.

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

Jooble Neuvoo