Voltar

Notícias

13
fev
2024
(GERAL)
Plantar um trilhão de árvores para reduzir temperatura do planeta

Existe um exemplo, didático e bastante repetido nas faculdades de Engenharia Florestal país afora para explicar a relação entre a quantidade de carbono, que é o principal responsável pelo aquecimento do planeta de maneira perigosa, existente na atmosfera e as árvores.

Para quem desconhece o tema a árvore é formada, basicamente, de lignina e celulose. A primeira é muito usada na indústria de colas e tintas. A celulose, por sua vez, é bem mais conhecida e está presente no cotidiano.

Após passar por um processo industrial um tanto simples, a celulose se transforma em cadernos, notas de dinheiro, envelopes, fraldas e um monte de tipos de papeis para escrita e impressão.

Com variações entre as espécies arbóreas, mais de 80% do peso das árvores representam compostos de carbono, ou seja, a cada tonelada de madeira tirada das árvores 800 quilos, no mínimo, é carbono.

Voltando ao exemplo didático, devido à altíssima concentração de carbono na madeira das árvores, estima-se, de maneira bastante rudimentar, que um bloco ou um cubo sem ocos, bem sólido, de madeira contendo 100 quilômetros de lado, concentraria quase a totalidade de carbono existente na atmosfera.

Ao manter essa quantidade de carbono estocado no bloco de madeira, o aquecimento do planeta seria estancado e, uma vez conservado o estoque permanente no bloco, a temperatura no mundo regressaria ao período anterior ao uso industrial do petróleo e nós não correríamos o risco de morrer de calor.

Essa é uma ideia fácil de explicar e de entender em que se baseia na proposta, encabeçada pelo engenheiro florestal alemão Tim Christophersen, um dos gestores da empresa Salesforce, reconhecida por apoiar projetos de reflorestamento e que obteve receita de quase 32 bilhões de dólares em 2023.

Ciente de que se trata de uma meta um tanto utópica, o engenheiro florestal explica que a solução baseada na natureza para a crise ecológica, decorrente do aquecimento do planeta e que parte do plantio de árvores, não é novidade.

Todos sabem que árvores são eficientes para retirar e estocar o carbono da atmosfera, a diferença, segundo ele, é que atualmente empresas de todo o mundo querem plantar árvores e, o melhor, em tudo que é canto do planeta.

Se antes da revolução industrial e da revolução verde que resolveram os problemas de abastecimento e de produção de alimentos, respectivamente, para a humanidade o planeta tinha 6 trilhões de árvores hoje temos menos que a metade desse estoque.

Recuperar as florestas, plantando e cuidando de qualquer espécie de árvore onde quer que seja possível no mundo todo, deveria, por isso, ser um dos objetivos da humanidade até 2030.

Plantar um trilhão de árvores e cuidar delas até ficarem adultas não só é possível como afastará a humanidade do colapso climático. Simples assim!!

Ecio Rodrigues & Aurisa Paiva

Fonte: Andiroba

Jooble Neuvoo