Notícias
Estudo desenvolvido pelo Cedagro 2022 levantou que o segmento de produção no Espírito Santo consome anualmente 8,46 milhões de metros cúbicos de madeira com casca de eucalipto o que equivale uma área plantada de 256.584,19 ha.
Aproximadamente 97,8% deste volume é para o processo de fabricação de celulose e 2,2% para produção de energia elétrica em caldeiras, que é consumida na unidade fabril e o excedente vendido ao mercado.
Em relação ao estado de origem da madeira, predomina o fornecimento de florestas plantadas no estado do Espírito Santo, correspondendo a 59,5% do volume total. Destaca-se também a madeira proveniente de Minas Gerais, transportada por ferrovias e rodovias, que corresponde a 28,6% do volume, e àquelas originadas do estado da Bahia, com 11,8% do volume consumido.
Vale destacar a expressiva importância econômica, social e ambiental desse segmento consumidor de madeira.
Gera cerca de 7.110 empregos diretos e 20.406 indiretos. Com base na média salarial dos trabalhadores do segmento, a renda anual é de quase R$ 600 milhões.
Equivale a 17,4% a representatividade do segmento de celulose em relação ao PIB da indústria de transformação e 6,2% de todo o PIB capixaba.
O segmento de celulose se diferencia dos demais por fazer investimento em várias frentes de atuação como a expansão de base florestal, manutenção de florestas, investimentos sociais, em conservação ambiental e melhorias nas unidades fabris. Possui também áreas próprias de plantio para abastecer seu consumo.
Fonte: Agronews Cedagro