Notícias
A nova lei de conservação florestal isenta as agroflorestas e as plantações da supervisão regulatória que, antecipa-se, incentivará os proprietários de terras a plantar espécies arbóreas comerciais . Na sequência da nova lei , o governo central publicou uma ficha informativa listando 36 espécies que sugere para várias zonas climáticas do país.
As 36 espécies incluem Leucaena leucocephala ou subabul e várias variedades de eucalipto. A lista também inclui importantes espécies madeireiras como álamo, teca, shisham (jacarandá indiano) e mogno. A produção interna de teca na Índia é considerada inferior a 3% do consumo e, à medida que a demanda aumenta, isso elevou os preços.
O preâmbulo da Lei de Conservação Florestal (Emenda) 2023 se concentra em alcançar a meta da Índia de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2070. O ministro do Meio Ambiente, Bhupender Yadav, disse claramente que está claramente indicado no novo projeto de lei que os proprietários privados de terras serão livres para decidir se plantam ou não espécies de árvores comerciais, o que criará uma oportunidade para os proprietários de terras, especialmente os pequenos proprietários, gerarem renda adicional.
Fonte: ITTO/Remade