Voltar

Notícias

31
dez
2023
(INTERNACIONAL)
Exportações de produtos de madeira terciária diminuem em três trimestres consecutivos

Dados sobre as exportações trimestrais de produtos de madeira do país publicados pela Divisão de Desenvolvimento da Indústria de Madeira (TIDD) mostraram que os volumes de exportação de produtos de madeira terciária (TWP) compreendendo cavilhas e molduras diminuíram nos primeiros três trimestres de 2023, enquanto os volumes de exportação de produtos primários e secundários apresentaram tendências mistas.

Madeira serrada seca em estufa, compensado, lâminas fatiadas e rotativas, briquetes, boules secos em forno enlouqueceram a maior parte das exportações de produtos de madeira do país e geraram os maiores volumes em cada um dos três trimestres de 2023. Os volumes registrados no primeiro trimestre, segundo trimestre e terceiro trimestre foram de 66.972 metros cúbicos, 72.106 metros cúbicos e 21.695 metros cúbicos.

Os produtos primários, principalmente tarugos e toras de teca, também registraram aumentos moderados no volume de exportações, ou seja, de 6.817 milhões de metros cúbicos no primeiro trimestre para 7.247 milhões de metros no segundo trimestre.

No entanto, os volumes de exportação no terceiro trimestre aumentaram para 45.133 milhões de toneladas. devido às novas directivas do Departamento de Classificação e Inspecção do TIDD sobre a captura de dados em que os produtos secos ao ar foram registados como produtos primários e os produtos secos em estufa como produtos secundários.

Na sequência da nova directiva, a madeira serrada seca ao ar representou mais de 90% do total de produtos primários exportados no terceiro trimestre, com quatro outros produtos a representarem apenas 8%, apresentados a seguir;

Os produtos de madeira terciária (molduras e cavilhas) contribuíram com 1,58 milhões de euros de um volume de 1.957 milhões de euros para as exportações totais de produtos de madeira no terceiro trimestre de 2023. Os números representam decréscimos de 16% e 25% em valor e volume, respetivamente, face ao contributo de 1,87 milhões de euros e 2.600 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble