Voltar

Notícias

26
dez
2023
(GERAL)
Hura crepitans: conheça a planta nativa conhecida como "árvore dinamite"

Com caule coberto de espinhos, a espécie possui frutos explosivos, que espalham sementes a um raio de 100 m

Apelidada de árvore dinamite, a Hura crepitans é uma velha conhecida dos brasileiros. Planta nativa da América do Sul e Central, presente inclusive na Floresta Amazônica, por aqui, seu nome popular é açacu ou árvore-do-diabo.

A má fama é justificada, afinal, seu caule é todo coberto por espinhos de 1 a 2 cm de comprimento, que secretam uma seiva venenosa, capaz de provocar queimaduras graves em contato com a pele.

Lá fora, o apelido de árvore dinamite surgiu porque seus frutos, que lembram pequenas abóboras, explodem com um grande estrondo, espalhando as sementes em um raio de até 100 m. O som pode ser comparado ao de uma pequena explosão e a força é capaz de ferir pessoas ou animais próximos.

O mecanismo por trás dos frutos é fascinante. As cápsulas contêm uma estrutura interna composta por camadas de tecido que se separam à medida que secam. Quando as cápsulas atingem a maturidade, as camadas se contraem, criando tensão suficiente para explodir e impulsionar de 2 a 6 sementes internas.

Tudo faz parte de um plano inteligente para dispersar a semente por uma área mais ampla e aumentar as chances de sobrevivência da espécie. As cápsulas também possuem protuberâncias pontiagudas com o intuito de evitar que os animais se alimentem dos frutos antes das sementes terem a oportunidade de crescer.

Por Aline Melo
 

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/

Neuvoo Jooble