Notícias
Em uma silvicultura global especialistas em teca discutiram maneiras de impulsionar o uso sustentável teca apesar de global desafios econômicos
As plantações de teca têm fornecido uma fonte crescente de madeira tropical sustentável nos últimos anos, trazendo benefícios desenvolvimento para o setor florestal em três continentes e ajudando a reduzir a demanda por teca registrada florestas tropicais naturais. Mas a incerteza econômica global é obscurece as perspectivas de expansão contínua. Enfrentar este desafio foi o foco de um evento paralelo organizado pela ITTO, o Grupo de Trabalho IUFRO Teakwood e Teaknet, a rede internacional de informações sobre teca gerenciada por do Instituto de Pesquisa Florestal de Kerala, Índia,3 durante o União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal Todas as Conferências da Divisão 5 (Produtos Florestais) realizadas em Cairns, Austrália, de 4 a 8 de junho de 2023.
O comércio global de madeira de teca é estimado em cerca de 1,02 milhão de m3 por ano e é dominado pela Índia, China e Tailândia. As plantações de teca dos setores público e privado foram cultivadas em cerca de 70 países tropicais, e espera-se fornecimento futuro vir de suas rotações de 15 a 25 anos e de desbaste comercial.
Especialistas em teca no evento paralelo, intitulado “Teakwood qualidade: desafios e oportunidades globais”, discutiu como aumentar ainda mais o uso e o valor dos produtos feitos de madeira de teca colhida de forma sustentável, inclusive por meio de valor agregado adicionou desenvolvimento de produtos e mecanismos de incentivo para cadeias de abastecimento legais e sustentáveis.
Outros tópicos incluídos material de plantio geneticamente melhorado, processamento tecnologias, políticas e padrões comerciais, e cooperação internacional, parcerias e networking. Turbulência global
Em sua apresentação, o gerente de projetos da ITTO, Tetra Yanuariadi listou as forças que atingiram os mercados de madeira, incluindo a pandemia de COVID-19, a guerra na Ucrânia, a inflação, degradação dos ecossistemas e alterações climáticas. Neste ambiente, a tomada de decisões políticas eficazes para desenvolver a indústria madeireira tropical requer uma perspectiva de longo prazo, Dr. Yanuariadi disse.
Os países produtores precisam regularmente avaliar a competitividade de seus produtos no mercado internacional mercados. Otimizando a utilização e melhorando a produtividade das florestas de produção também é importante para apoiar o comércio sustentável de madeira tropical, disse ele.
A Teca representa oportunidade para produzir madeira de qualidade e é, portanto, de grande importância para as economias florestais, de acordo com Komlan Houelete, Gerente Setorial, Silvicultura e Manejo Florestal, Desenvolvimento Florestal do Togo e Escritório de Exploração.
No Togo, a madeira de teca é produzida principalmente por empresas estatais e pequenos agricultores, com a maioria exportações destinadas à Índia, disse ele na reunião. Os palestrantes do evento paralelo também abordaram a utilização de biomassa florestal para o desenvolvimento da indústria de bioenergia. Jingxin Wang, Diretor do Centro de Biomateriais Sustentáveis e Bioenergia, West Virginia University, relatou pesquisas sobre a otimização das cadeias de abastecimento de bioenergia. Usando exemplos dos Estados Unidos da América, o Dr. Wang explorou o impacto de fatores incluindo colheita, logística e processamento sobre a viabilidade econômica e a sustentabilidade de o setor da bioenergia e a sua capacidade de trazer desenvolvimento para áreas rurais.
Projeto do Grande Mekong PK Thulasidas, representando a Teaknet, relatou sobre a colaboração entre ITTO, Universidade Kasetsart da Tailândia e Teaknet na implementação do projeto “Melhorando o conservação e gestão sustentável das florestas de teca e cadeias de abastecimento de madeira legais e sustentáveis na Grande Sub-região do Mekong”4, que foi concluído em 2022. 4 PP-A/54-331, financiado pelo Ministério Federal Alemão de Alimentação e Agricultura.
Nova avaliação global de teca
A Teaknet está atualmente realizando uma nova avaliação global de recursos de teca em cerca de 80 países nos trópicos e do comércio internacional de teca. O estudo, coordenado por Walter Kollert e S. Sandeep e apoiado pela IUFRO e pela Food and Agriculture Organização das Nações Unidas (FAO), é uma continuação do estudo Teak Resources and Market Assessment 2010 realizado pela FAO há mais de uma década.1 O estudo de 2010 estimou a área de florestas naturais de teca em 29 milhões de hectares em toda a Índia, República Democrática Popular do Laos, Mianmar e Tailândia. Descobriu-se que florestas plantadas de teca constituem um recurso florestal emergente globalmente, cobrindo 4,3 milhões de hectares, dos quais 83% estavam na Ásia, 11% na África e 6% na América Latina.
por PK Thulasidas1 e Tetra Yanuariadi2 1 Ex-coordenador do Teaknet, Coordenador Adjunto da IUFRO Grupo de trabalho de madeira de teca (Div 5.06.02) (thulasidas.teak@gmail.com) 2 Gerente de Projetos ITTO 1www.teaknet.org 2www.teaknet.org
Fonte: ITTO TFU