Notícias
A Indonésia está a enfrentar escassez de fornecimento de energia, especialmente eletricidade. Como resultado, muitas regiões foram incapazes de desenvolver as suas economias como planejado. Isso é particularmente verdadeiro para áreas rurais, regiões remotas e isoladas pequenas ilhas. Além disso, o país depende fortemente do poder usinas que queimam combustíveis fósseis, especialmente carvão, que não são ambientalmente amigáveis; e são necessários subsídios para manter a eletricidade acessível aos consumidores comuns.
Para ajudar a satisfazer as suas necessidades energéticas, o governo indonésio visa desenvolver energias renováveis, aumentando a sua participação no mercado nacional geração de energia de 7% atualmente para 15% até 2025.
Espera-se que o setor florestal apoie esta iniciativa, tornando uso eficiente dos recursos florestais disponíveis.
Na província de Sumatra do Norte, a biomassa à base de madeira a energia tem potencial para ajudar a aliviar a crise energética.
No entanto, o setor florestal da província deve superar desafios, incluindo o corte insustentável de madeira e escassez de know-how e investimento.
O projeto ITTO “Desenvolvendo a capacidade de fornecimento de madeira energia de biomassa baseada através de condições facilitadoras melhoradas e utilização eficiente de terras florestais degradadas envolvendo comunidades locais na província de Sumatra do Norte da Indonésia ”foi implementado de outubro de 2017 a setembro de 2021, para aumentar a contribuição do setor florestal para as energias renováveis fornecimento de energia e desenvolvimento económico regional através do aumento da oferta de energia de biomassa baseada em madeira.
Em particular, o projeto foi concebido para iniciar o desenvolvimento de um fornecimento sustentável de madeira para energia; fornecer mão-de-obra com as competências necessárias para desenvolver o sector; e promover o investimento necessário.
Fornecimento sustentável
O setor florestal da Indonésia tem potencial para fornecer quantidades significativas de energia renovável através do cultivo de árvores em terras degradadas e improdutivas, dentro e fora propriedades florestais permanentes. A expansão da energia baseada na madeira é também consistente com o desenvolvimento econômico do governo estratégia, que enfatiza o pró-crescimento, o pró-emprego e o pró-princípios ambientais.
Para ajudar a garantir um fornecimento sustentável de madeira para energia em na província de Sumatra Norte, os gestores do projeto decidiram estabelecer plantações florestais energéticas (EFPs) sobre recursos adequados e disponíveis terras em toda a região. Para aumentar ainda mais a oferta, não-fontes florestais também seriam utilizadas em estreita colaboração com produtores de borracha e óleo de palma.
As espécies arbóreas promovidas foram gamal (Gliricidia sepium),kaliandra (Calliandra callothyrsus) e lamtoro (Leucaenaleucocéfalo). Os critérios empregados na seleção das espécies foram: conteúdo calórico, requisitos do local e técnicas silviculturais. As informações disponíveis indicaram que o valor calórico os conteúdos da espécie foram 4.900, 4.720 e 4.464 cal/kg, respectivamente; essas espécies não requerem local específico condições em termos de solo e clima; e silvicultura técnicas para o cultivo da espécie estão disponíveis e facilidade de aplicar.
No âmbito do projeto, foi estabelecido um total de 33 ha de EFP em três unidades de manejo florestal (UMF): 9 ha em Simalungun UMF, 12 ha na UMbang-Hasundutan, e 12 ha na UMFTapanuli Selatan FMU.
O crescimento e o desenvolvimento das plantações foram monitorados a cada 4 meses após o plantio e aos 30 meses; a sobrevivência.
A taxa de ocorrência das espécies nas diferentes aos 4 meses de idade, as taxas de sobrevivência global para gamal ekaliandra foram bastante altos, 84% e 80%, respectivamente, mas caiu drasticamente para menos de 50% aos 30 meses de idade. A taxa de sobrevivência para lamtoro também foi alto após 4 meses, mas todas as plantas plantadas árvores desta espécie morreram antes de completar 20 meses a cada dos três locais.
Um exame minucioso de como as três espécies se saíram nos diferentes UMFs indicaram o seguinte:
• O local Humbang-Hasundutan não era totalmente adequado para qualquer uma das espécies devido principalmente à luz insuficiente, baixas temperaturas diurnas e alta umidade.
• O local de Simalungun era geralmente adequado para o cultivo gamal e lamtoro, embora a temperatura diurna foi um pouco baixo. O local era totalmente adequado para crescendo kaliandra.
• O local Tapanuli Selatan era totalmente adequado para cultivoto das as três espécies.
A elevada taxa de mortalidade das três espécies foi geralmente atribuível a fatores, incluindo um período de seca prolongado após plantio e a inadequação.
Fonte: ITTO TFU