Voltar

Notícias

21
dez
2023
(MADEIRA E PRODUTOS)
Secagem de café no ES consome quase 19 mil há de eucalipto

Estudo desenvolvido pelo Cedagro, intitulado “Dimensionamento do setor de base florestal no estado do Espírito Santo”, levantou toda a demanda de madeira para os diferentes segmentos consumidores.

Chamou atenção o elevado consumo de madeira para a atividade de secagem de café, através de secadores mecânicos, que por meio da combustão da lenha, o equipamento gera calor promovendo assim a desidratação do fruto do café. . O consumo nesta atividade é equivalente a 569.802 m³ de lenha/toretes/ano, sendo 436.500 m³ (77%) para a secagem do café conilon e 133.302 m³ (23%) para a secagem do café arábica. Para suprir essa demanda, são necessários 18.993 ha de eucalipto.

Além do eucalipto, outras fontes de combustíveis são utilizadas na propriedade rural, como galhos de recepa e a palha de café, sendo esta última um excelente adubo para a própria lavoura do café. O uso de fontes alternativas de combustível nos secadores está em função do déficit de madeira nas propriedades para suprir todas as demandas. Por isso, é necessário incrementar o plantio de florestas econômicas, a exemplo do eucalipto, evitando o uso de matérias de maior valor.

 

Fonte: agronews cedagro

Jooble Neuvoo