Notícias
É possível satisfazer a procura de madeira para construção sem causar desflorestação através da colheita de madeira dentro da faixa de crescimento florestal através da gestão florestal sustentável (SFM).
A reunião COP28 de países que trabalham na reversão das alterações climáticas divulgou uma declaração que apoia a utilização de madeira na construção e a utilização de madeira proveniente de florestas sustentáveis.
A Coligação Internacional para a Silvicultura Sustentável (ISFC) divulgou uma declaração em apoio à posição da COP28 em apoiar a necessidade de aumentar substancialmente o uso de madeira na construção como uma estratégia vital de descarbonização. \
O anúncio da COP28 foi feito num evento da Presidência da COP sob os auspícios da Parceria para Líderes Florestais e Climáticos (FCLP), que é co-presidida pelo Enviado Presidencial Especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, e pelo Ministro das Terras e Recursos Naturais do Gana. , Samuel Jinapor.
O anúncio dizia:
Uma coligação de 17 países – Comunidade da Austrália, Canadá, República do Congo, República da Costa Rica, República de Fiji, República da Finlândia, República da França, República Federal da Alemanha, República do Gana, Japão, República do Quénia, República do Coreia, Reino da Noruega, República Islâmica do Paquistão, Reino da Suécia, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Estados Unidos da América - endossaram a seguinte declaração:
Reconhecendo que a madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável fornece soluções climáticas no setor da construção, comprometemo-nos a, até 2030, avançar com políticas e abordagens que apoiem a construção de baixo carbono e aumentem a utilização de madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável no ambiente construído. Tais políticas e abordagens resultarão na redução das emissões de GEE e num aumento do carbono armazenado.
O presidente convocador do ISFC, Dr. David Brand, disse: “O setor de construção e o ambiente construído são responsáveis por mais de um terço das emissões globais e é fundamental que os países avancem rapidamente para reduzir as emissões de carbono e aumentar o carbono armazenado usando muito mais madeira em edifícios. Precisamos também de substituir os plásticos por produtos à base de fibras e trazer materiais de base biológica produzidos de forma sustentável em grande escala para os têxteis, combustíveis e sistemas de produção farmacêutica. Estamos satisfeitos que a Coalizão Internacional para Silvicultura Sustentável seja especificamente mencionada na documentação de apoio a este anúncio.”*
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet