Notícias
O Bureau of Indian Standards (BIS) emitiu ordens de controle de qualidade obrigatórias para compensado, blockboard, portas, MDF, aglomerado, compensado de persianas e uma variedade de outros produtos e aconselhou as empresas a preparar e proteger a compatibilidade com BIS . A ordem vale para produtores nacionais e fornecedores estrangeiros.
O despacho, denominado Despacho relativo às tábuas à base de madeira (controlo de qualidade) de 2023, entrará em vigor seis meses a contar da data de publicação da notificação. A ordem do governo aplicar-se-á aos produtores estrangeiros de MDF e contraplacado que exportam materiais para a Índia e os fornecedores têm contactado ansiosamente os importadores.
A ordem do BIS é obrigatória para todas as empresas e entende-se que os fabricantes de contraplacado do setor não organizado da Índia terão até doze meses para cumprir. O despacho do BIS aplicar-se-á aos produtos de madeira fabricados localmente para exportação e a entrada em vigor será de 6 meses para as grandes empresas, 9 meses para as médias empresas e 12 meses para as pequenas e micro indústrias.
Fontes do BIS confirmam que os produtores de painéis estrangeiros têm procurado o escritório do BIS para serem certificados, mas para muitos há questões como “como obter a certificação do BIS e quais são os custos para cumprir o padrão do BIS”
Produtos afetados
Painéis
O MDF está sendo importado para a Índia do Vietnã, Malásia e Tailândia. Da mesma forma, o contraplacado está a ser importado da Rússia, Vietname, Nepal, Indonésia, Malásia e China e outros. O aglomerado é importado principalmente da Malásia, Tailândia, China e Vietname.
Após a notificação do BIS obrigatório para estes produtos, os importadores estão insistindo para que os expedidores estrangeiros obtenham o padrão BIS.
A indústria indiana de painéis aglomerados tem muito pouco tempo para garantir a marca ISI (uma marca de conformidade com os padrões para produtos industriais na Índia desde 1950. A marca certifica que um produto está em conformidade com uma norma indiana) porque o prazo para eles é 10 de fevereiro de 2024. De acordo com o BIS, aproximadamente 80% dos produtores de painéis aglomerados e pré-lam não obtiveram a marca ISI do BIS .
Os funcionários do BIS confirmam que a Ordem de Controle de Qualidade do BIS é definitiva e para o benefício dos consumidores e que a indústria deve se apresentar e garantir a certificação. Foi relatado que a Índia tem 90 produtores de placas pré-lam, mas em outubro deste ano apenas 18 possuem certificados ISI.
Mobiliário
O governo também propõe trazer móveis sob as marcas do BIS, mas isso tem sido contestado por fabricantes e importadores locais, dizendo que a padronização de qualidade será muito difícil de ser feita. encontrar.
O Bureau of Indian Standard (BIS) quer que camas, mesas e cadeiras de madeira possam levar uma carga de 110 kgs e
60 kgs respectivamente e atendem aos testes de estabilidade, resistência e durabilidade.
A indústria diz que a Ordem de Controle de Qualidade (QCO), que se aplica a camas e cadeiras importadas e produzidas nacionalmente, está sobrecarregando elas, pois as normas são difíceis de cumprir.
O setor privado e os organismos industriais procuraram uma revisão das Normas argumentando que deveriam estar alinhadas com as normas internacionais. Eles também querem um plano de implementação em fases, em vez de implementar os Padrões de uma só vez. O governo propôs colocar os móveis de madeira sob a Ordem de Controle de Qualidade a partir de 2025.
Madeira compensada
Entende-se que as principais empresas fabricantes de contraplacado solicitaram ao BIS que reconsiderasse os padrões de qualidade, uma vez que para o contraplacado de grau B/contraplacado de qualidade inferior não existem normas específicas para as quais a certificação do BIS possa ser garantida. Argumentam que as normas foram elaboradas há vários anos e necessitam de ser actualizadas tendo em conta a realidade do mercado.
Além disso, há mais de 1.000 pequenos e micro fabricantes (setor não organizado) que estão produzindo compensados e para eles comprarem novas máquinas, equipamentos de laboratório e implementarem procedimentos de controle de qualidade serão caro e eles pedirão mais tempo e uma isenta nas taxas de marcação.
MDF
O MDF (Medium Density Fibreboard) é outra indústria na Índia que é relativamente jovem, tendo operado há cerca de 15-20 anos e o setor é dominado por grandes corporações e é bem organizado.
A partir de outubro, 70-80% dos fabricantes de MDF eram empresas certificadas, portanto, o BIS certamente afetará os fabricantes nacionais de MDF. No entanto, os importadores de MDF enfrentam alguns obstáculos, pois os fornecedores não exteriores exigem a certificação BIS.
Compensado decorativo
O compensado decorativo depende fortemente de painéis de base importados provenientes da Malásia, Indonésia e China. Em novembro, as Certificações BIS não foram emitidas para nenhum fabricante/fornecedor estrangeiro de compensado para a fabricação de compensado decorativo folheado.
Fontes da indústria dizem que as empresas podem levar de 3 a 6 meses para obter a certificação BIS e há uma preocupação considerável entre fabricantes e importadores.
Fonte: ITTO/Remade