Notícias
O Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, que aconteceu de 25 a 27 de outubro de 2023, no Parque do Sesi, em Canela (RS) atingiu plenamente os objetivos propostas. Integrou o poder público e a iniciativa privada em assuntos importantes como licenciamento ambiental, modernização da legislação do ZAS, oportunidades para atração de novos investimentos industriais, e atualização tecnológica.
O Seminário em seus 3 dias contou com 22 palestras, reunindo 30 palestrantes e especialistas, e público de 540 participantes, com temas variados visando estimulo ao plantio de florestas comerciais e tecnologias que auxiliam no aumento de produtividade florestal e industrial.
Somente o Rio Grande do Sul possui uma área reflorestada de 926 mil hectares, e movimentou no ano passado R$ 3,78 bilhões na silvicultura. Em toda a cadeia produtiva oferece quase 70 mil empregos diretos.
O Seminário também contou com uma exposição paralela, onde estavam presentes 32 expositores entre empresas e instituições.
Entre lideranças políticas presentes estavam o senador Luiz Carlos Heinze, o Secretario de Agricultura, Giovane Feltes ,deputado federal Alceu Moreira e deputado Pompeu de Matos, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, Secretario Adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Comardelli, o deputado Carlos Búrigo, presidente da Frente Parlamentar de Silvicultura da Assembléia Legislativa, entre outras autoridades.
O Seminário foi promovido pelo Sindimadeira-RS, organização da empresa Porthus e contou com o patrocinio do Sicredi, Global, Senar-RS, Confea, Banrisul, BRDE, CMPC e Tanac .
Fonte: Porthus