Voltar

Notícias

06
dez
2023
(OPINIÃO)
Florestas plantadas, o sucesso e a direção da sustentabilidade

As observações de campo evidenciam a ligação entre os procedimentos operacionais, os custos de formação das florestas e a produtividade. Florestas com qualidade e produtividade é resultado de atenção e aplicação de tecnologia, que sempre implica na utilização de mudas de qualidade, adubação correta, controle de mato-competição na hora certa, pragas e doenças sob controle, entre os inúmeros cuidados na formação das florestas! E a boa produtividade é quase uma consequência!

E se os cuidados com as variáveis socioambientais forem seguidos, incluindo empregos seguros, estáveis e respeito aos colaboradores, e havendo especial atenção às limitações naturais do meio, ao desenho parcimonioso de ocupação dos espaços produtivos da paisagem, à proteção dos recursos hidrológicos e da biodiversidade, daí então, teremos promovido novos avanços. E se a floresta estiver bem localizada com venda da madeira assegurada, e a preços justos, o sucesso econômico também estará garantido! Estaremos, dessa forma, na direção da silvicultura sustentável!

Cria-se um ciclo virtuoso - florestas bem feitas, valores socioambientais devidamente considerados, venda da madeira a preço justo, teremos interesse permanente de produtores e mais plantios de florestas! Esse é o ciclo almejado por todos! Ao produtor, ao consumidor, às indústrias, ao empregado e ao empregador. Essa é a direção da sustentabilidade da silvicultura!
Então, vem a pergunta: o que dá para sacrificar numa situação de restrição orçamentária?

E a resposta é simples: em silvicultura não se faz milagres, sem os ingredientes adequados os impactos são inevitáveis! Se faltou um pouco disso ou daquilo, além da indispensável colaboração profissional, não haverá surpresa. A produtividade vai cair!
Com certeza, nada disso é novidade! E nem a queda de produtividade de nossas florestas plantadas pode espantar, depois de tanto tempo, em que a madeira se manteve a ”preço de banana".

Que fiquem as lições – aplicação de tecnologia e sem ajeitações, insumos em quantidade e no momento certo, preços justos de serviços e da madeira e profissionais competentes no comando são ingredientes indispensáveis para a silvicultura de sucesso. E estaremos caminhando na direção da sustentabilidade!

Nelson Barboza Leite - Agrônomo - Silvicultor - nbleite@uol.com.br

#Silvicultura #ServiçosFlorestais #Florestas #Plantios #GestãoFlorestal #EngenheiroFlorestal

Fonte: Comunidade de Silvicultura

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque