Notícias
O valor das exportações de madeira e produtos de madeira do país diminuiu 19,1% em relação ao ano anterior, para RM14 bilhões entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com RM17,3 bilhões no mesmo período do ano passado.
No entanto, o presidente do Conselho da Indústria Madeireira da Malásia (MTIB), Datuk Larry Sng Wei Shien, disse que o declínio era uma situação global.
“Durante a pandemia de Covid-19, as vendas globais de móveis aumentaram à medida que mais pessoas compravam móveis, mas depois que as fronteiras foram reabertas, talvez o foco das pessoas tenha mudado para o turismo ou outros produtos”, disse ele aos repórteres depois de oficializar a Feira de Madeira e Estilo de Vida (WLF). ) Cerimônia de encerramento da Região Sul de 2023 aqui ontem.
Ele disse que apesar do lento mercado de vendas este ano, está confiante de que a indústria madeireira pode atingir a meta de exportação de RM28 bilhões e o valor do mercado interno de RM20 bilhões até 2025, em linha com a Política Nacional de Agrocommodities 2021-2030, apoiada pelo National Plano Estratégico da Indústria Madeireira 2021-2025.
“Acreditamos que as vendas voltarão a aumentar no próximo ano, podemos ver a tendência de alta agora e acredito que podemos atingir a meta de vendas com o apoio das pessoas”, disse ele.
Segundo Sng, o mercado interno responde por até 60% das vendas do setor madeireiro do país.
“Este ano, a Malásia ocupa o 14º lugar mundial entre os países produtores de móveis de madeira, por isso somos um dos principais players nesta indústria.
StarPicks
Trazendo o design e o estilo de vida australianos para os lares da Malásia
“Para garantir que podemos atingir a meta estabelecida até 2025, o MTIB promove ativamente o uso da madeira através de diversas campanhas, nomeadamente nos meios de comunicação social e nas redes sociais, bem como no envolvimento em exposições locais e internacionais”, afirmou.
Sng disse que o WLF é uma das iniciativas para promover móveis de madeira no mercado nacional.
“Este ano, realizamos exposições WLF em Putrajaya e Pahang, e agora em Johor Baru.
“O primeiro WLF foi realizado em 2016 e, desde então, o WLF gerou vendas totalizando RM53,5 milhões em março deste ano”, disse ele. -Bernama
Fonte: ITTO/Remade