Notícias
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou durante reunião com diversos setores de base florestal o Plano Floresta + Sustentável.
O objetivo do programa é identificar cadeias produtivas florestais, aumentar a área de florestas plantadas para fins comerciais e implantar uma rede que vai conectar instituições detentoras de projetos e investidores.
O Plano deve ser lançado de forma nacional ainda em novembro pelo Mapa com a divulgação do edital para recebimento de projetos na área, em especial com investidores que queiram auxiliar no manejo florestal sustentável.
Também serão focos do Plano sementes florestais, viveiros florestais, produção de mudas, sistemas agroflorestais, pesquisa e desenvolvimento, conservação de espécies ameaçadas e negócios de carbono.
“Queremos desmistificar a ideia de que reflorestamento é apenas eucalipto e pinus. Há muitas alternativas para o uso sustentável de florestas plantadas ou nativas”, finaliza Jaine Cubas, coordenadora-geral de Desenvolvimento Florestal do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI).
Fonte: Forest News