Voltar

Notícias

13
nov
2023
(INTERNACIONAL)
Participação no mercado de painéis à base de madeira sem formaldeído

A produção de painéis derivados de madeira da China em 2021 foi 336,73 milhões de metros cúbicos, um aumento anual de 8% e veio após quatro anos consecutivos de crescimento. Com a melhoria dos padrões de vida das pessoas na China, a segurança do ambiente da sala de estar tornou-se um tema de preocupação e procura por madeira sem formaldeído. Os produtos de painel à base de carbono aumentaram.

A indústria de painéis à base de madeira sem formaldeído Com a modernização verde da indústria de painéis à base de madeira, a produção de produtos de painéis à base de madeira sem formaldeído tem aumentado constantemente e a quota de mercado destes produtos continua a expandir-se.

A produção de produtos de painéis à base de madeira sem formaldeído foi de cerca de 8,1 milhões de metros cúbicos em 2022. Contraplacado, painéis de fibra e painéis de partículas sem formaldeído foi de 1,6 milhões de metros cúbicos, 0,2 milhões de metros cúbicos e 6,3 milhões de metros cúbicos respectivamente, um aumento anual de 36%.

A produção de produtos de compensado sem formaldeído na China manteve uma tendência de crescimento constante nos últimos anos, um aumento anual de 37% em 2021 e 36% em 2022. A proporção de painéis de partículas sem formaldeído é maior, 57% em 2020. , 62% em 2021 e 78% em 2022.

As variedades de produtos livres de formaldeído se expandiram e os principais adesivos incluem adesivos aquosos de poliuretano (EPI), adesivos proteicos à base de feijão, adesivos de lignina e adesivos de filme de resina termoplástica, etc.

O compensado sem formaldeído é feito principalmente com adesivos de filme termoplástico de poliuretano, proteína à base de feijão, na China. A proporção de compensado sem formaldeído feito com adesivos proteicos à base de feijão dominou e foi de 64% (800.000 metros cúbicos) em 2020, 57% em 2021 (770 mil metros cúbicos) e 63% (1 milhão de metros cúbicos) em 2022.

O painel de fibra sem formaldeído é feito principalmente com poliuretano e proteína à base de feijão na China. A proporção de painéis de fibra sem formaldeído feitos com adesivos de poliuretano dominou e é de 83% (500.000 metros cúbicos) em 2020, 87% em 2021 (770.000 metros cúbicos) metros) e 50% (100.000 metros cúbicos) em 2022.

Os painéis de partículas sem formaldeído são feitos principalmente de adesivos de poliuretano (MDI), poliuretano (EPI) e proteínas à base de feijão na China. A proporção de painéis de partículas sem formaldeído feitos com adesivos de poliuretano (MDI) dominou e é de 80% (2 milhões de metros cúbicos) em 2020, 83% em 2021 (3,08 milhões de metros cúbicos)
e 90% (5,65 milhões de metros cúbicos) em 2022.

Limites atuais de emissão de formaldeído para painéis derivados de madeira A liberação de formaldeído é um indicador importante para avaliar o desempenho ambiental de produtos de painéis derivados de madeira. Existem 7 limites de emissão de formaldeído para produtos de painéis à base de madeira na China, incluindo 4 padrões nacionais, 1 padrão da indústria de proteção ambiental e 2 padrões de grupo.

Os indicadores técnicos dos atuais limites de emissão de formaldeído de painéis à base de madeira atingiram os padrões internacionais, dos quais o nível ENF (0,025mg /m³) em GB/T 39600-2021 'A classificação da emissão de formaldeído para produtos de painéis à base de madeira' é o requisitos internacionais mais rigorosos para limites de emissão de formaldeído de produtos de painéis à base de madeira. Os níveis de ENF são comumente conhecidos como níveis livres de formaldeído na indústria. Ele fornece principalmente o índice limite de formaldeído que mais preocupa os consumidores.

A norma do grupo T/CNFPIA 3002-2018 "Produtos de painéis à base de madeira sem formaldeído" fornece a definição de painéis à base de madeira sem formaldeído e fornece os requisitos de uso de adesivo, limite de liberação de formaldeído (0,03 mg/m³) e TVOC taxa de liberação não superior a 0,50 mg/ (m2•h) (72 h).

O teor de metais pesados solúveis de produtos de painéis à base de madeira sem formaldeído com acabamento em pintura colorida também deve atender aos requisitos da GB 18584-2001 'Limites de substâncias nocivas para materiais de decoração de interiores em móveis de madeira'.

Os produtos sem formaldeído e com baixo teor de formaldeído são a direção do desenvolvimento futuro e a pesquisa sobre a revisão dos padrões da indústria de painéis à base de madeira sem formaldeído da China continua a promover o desenvolvimento verde da indústria de produtos de painéis à base de madeira.

Aplicação de produtos de painel à base de madeira sem formaldeído

Mais de 95% dos produtos de painéis à base de madeira sem formaldeído possuem acabamento superficial. Os principais métodos de acabamento incluem acabamento em papel filme impregnado, acabamento em laminado de alta pressão (HPL), acabamento em polipropileno (PP), acabamento em pintura, acabamento em filme de cloreto de polivinila (PVC) e acabamento em laminado de pressão contínua (CPL).

Para os limites de uso interno de painéis à base de madeira, GB 39598-2021'As Diretrizes para limites de carga internos de painéis à base de madeira sobre a limitação da liberação de formaldeído' fornece o método de cálculo para limites de carga internos de painéis à base de madeira na quantidade limite de liberação de formaldeído e outras informações a serem consideradas.

É adequado para painéis derivados de madeira utilizados em produtos de madeira, como móveis de interior, armários, portas de madeira, painéis de madeira e pisos de madeira. Dependendo do uso contras os usuários podem escolher entre produtos de painéis à base de madeira de grau E1, E0 e ENF ou sem formaldeído.

Os produtos de painel à base de madeira de grau ENF e sem formaldeído são mais adequados para uso em espaços onde a quantidade de produtos de painel à base de madeira é grande, o espaço usado por pessoas sensíveis, locais especiais como hospitais, lares de idosos e jardins de infância e especiais grupos de consumidores.

Perspectiva de desenvolvimento futuro a proporção de produtos de painéis à base de madeira isentos de formaldeído continuará a expandir-se e as substâncias que afectam a saúde humana, tais como a libertação de COV e o fenol livre no processo de produção e utilização, atrairão gradualmente a atenção do consumidor.

A variedade de produtos de painéis à base de madeira sem formaldeído será ainda mais enriquecida e a eficiência da produção e os requisitos de qualidade serão melhorados.

Os requisitos funcionais dos produtos de painéis sem formaldeído e à base de madeira serão gradualmente combinados e produtos funcionais sem formaldeído, como ultrafinos, moldados, retardadores de chama, à prova de umidade, antibacterianos, à prova de insetos, antiestáticos e de baixo -produtos com odor, se tornarão uma das principais direções de desenvolvimento de acordo com diferentes campos e locais de aplicação. O desenvolvimento de materiais de acabamento isentos de formaldeído tornar-se-á mais urgente.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble

Notícias em destaque