Notícias
A demanda por madeira deve aumentar em quatro vezes até 2050 e isso ocorre em um momento em que a oferta de florestas nativas está diminuindo. Isso levará ao aumento da dependência de plantações industriais de árvores. Para colocar a questão em perspectiva , a Ásia enfrentará um déficit anual de 10 a 17 milhões de toneladas apenas em cavacos de madeira.
Esta foi a mensagem do Dr. Simon Lawson, um professor australiano, em uma apresentação feita em Sabah. Ele enfatizou a importância crescente do controle de pragas nas plantações de árvores , apontando que várias espécies de herbívoros da área nativa de eucalipto invadiram muitas plantações de eucalipto na Ásia nos últimos 30 anos e há um risco de que pragas em plantações de eucalipto possam se estabelecer sobre espécies arbóreas nativas.
Em notícias relacionadas, um pesquisador do Departamento Florestal de Sabah, Dr. Arthur Y. C. Chung, de Sandakan, foi premiado com o Prêmio de Ciência e Tecnologia 2023 pela Malaysia Toray Science Foundation. Isso foi por sua contribuição para a ciência e tecnologia do país através de sua pesquisa em entomologia de florestas tropicais com foco na diversidade de insetos, insetos no turismo de natureza e manejo de pragas de insetos florestais.
Fonte: ITTO/Remade