Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Embrapa ajuda no combate às pragas florestais
As florestas brasileiras poderão, em breve, contar com mais um aliado no combate a pragas e doenças. Trata-se do monitoramento aeroexpedito para a identificação e mapeamento de doenças e pragas florestais, tecnologia lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Segundo a pesquisadora Yeda Malheiros, da Embrapa Florestas (Colombo – PR), o monitoramento aeroexpedito é muito utilizado em países como os Estados Unidos e Canadá.

Consiste no mapeamento de áreas florestais, por meio de vôos sobre paisagens, definidos a partir de imagens de satélites ou de mapas topográficos para identificar possíveis focos de pragas e doenças. Essa nova técnica, inédita no Brasil, também pode ser utilizada para outros fins, como identificação de desmatamentos e queimadas, acompanhamento do crescimento de uma floresta nativa, identificação de animais e seus hábitos, entre outro.

O monitoramento aeroexpedito foi validado com sucesso no combate à vespa-da-madeira e ao pulgão, principais pragas do Pinus. Tem como vantagem a identificação precisa de áreas com problemas, resultado não alcançado com os mapas via satélite. Fonte: Celulose Online.

Fonte: SBS

Fonte:

Neuvoo Jooble