Notícias
As importações de madeira tropical serrada dos EUA aumentaram pelo terceiro mês consecutivo em agosto, ganhando 3% em relação ao mês anterior. Os 19.329 metros cúbicos importados em agosto foram 7% superiores aos de agosto de 2022 e foram o mês de maior volume do ano até agora. O ganho ocorreu apesar do fato de as importações do Brasil, o principal parceiro comercial dos EUA, terem caído 30%. O déficit foi mais do que compensado pelos ganhos nas importações dos Camarões (aumento de 65%), Congo/Brazzaville (aumento de 41%), Indonésia (aumento de 31%) e Malásia (aumento de 21%).
As importações de Acajou d’Afrique mais do que triplicaram em Agosto, enquanto as importações de Mogno, Keruing, Iroko e Padauk também registaram fortes ganhos. As importações de Balsa e Ipê diminuíram ligeiramente mais de um terço.
As importações estão recuperando terreno, mas ainda caíram 31% em relação ao ano passado até agosto. No acumulado do ano, as importações da maioria das madeiras ainda ficam atrás do ano passado por uma grande margem, exceto as importações de Keruing, que aumentaram 19% em relação ao ano passado.
As importações canadenses de madeira tropical serrada aumentaram 6% em agosto, enquanto as importações de Gana aumentaram 38% e as importações de Camarões melhoraram 25%. Em comparação com agosto anterior, as importações aumentaram 2%. No acumulado do ano, as importações canadenses de madeira tropical serrada caíram 12% até agosto.
Compensados
Importações de compensados de madeira nobre encerram trajetória ascendente
O volume das importações de compensados de madeira nobre dos EUA caiu 22% em agosto, encerrando uma série de cinco meses consecutivos de ganhos. Os 276.051 metros cúbicos de compensado importados no mês passado foram 10% inferiores às importações de agosto de 2022.
Apesar da diminuição do volume, as importações de agosto conseguiram subir 3% quando medidas em dólares. O declínio no volume deveu-se principalmente a uma queda de 45% nas importações provenientes da China e a uma queda combinada de 45% de países não considerados entre os principais parceiros comerciais dos EUA. O volume da maioria dos principais países comerciais aumentou em Agosto, com as importações do Camboja a aumentarem 18%, as importações da Malásia a crescerem 25% e as importações da Rússia mais do que duplicaram. As importações totais anuais caíram 39% até agosto.
Folheados
Aumentam as importações de folheados dos EUA
As importações de folheados de madeira tropical dos EUA aumentaram 63% em agosto, atingindo o nível mais alto do ano. Embora as importações no mês tenham caído 12% abaixo dos níveis de agosto de 2022, agosto passado foi um mês recorde e os US$ 4,8 milhões de folheados importados ficaram confortavelmente acima da média de agosto dos últimos cinco anos.
As importações dos Camarões mais que duplicaram em Agosto e foram responsáveis por mais de metade do total do mês. As importações do Gana e da Costa do Marfim também aumentaram acentuadamente.
Como em Agosto passado assistimos a importações tão fortes, a comparação anual caiu novamente para o vermelho em Agosto, com as importações totais de 2023 a caírem 1% em relação a 2022 até Agosto. As importações da Itália caíram 71% no ano até agora, enquanto as importações da maioria dos outros parceiros comerciais aumentaram no ano.
Pisos de Madeira
Importações de pisos de madeira dos EUA aumentam
As importações de pisos de madeira nos EUA aumentaram 4% em agosto. Um ganho de 78% nas importações da Malásia mais do que compensou as quedas nas importações da China (queda de 54%), Indonésia (queda de 12%) e Brasil (queda de 11%). Embora as importações da Indonésia tenham diminuído pelo segundo mês consecutivo, ainda se mantêm perto do triplo do que eram em Agosto de 2022.
No ano, as importações da Indonésia aumentaram 175% em relação a 2023 até agosto, tirando a participação de mercado da China, que está atrás do ano passado em 42% e do Brasil, que caiu 58%. As importações totais de pisos de madeira nos EUA aumentaram 4% neste ano.
As importações de painéis montados para pisos caíram 3% em agosto, encerrando uma sequência de quatro meses de crescimento. As importações da Indonésia caíram 51%, enquanto as importações da China aumentaram 38% no mês. As importações do ano até agora caíram 34% em relação ao ano passado, com as importações da China caindo 64% e as importações da Tailândia caindo 80%.
Molduras
Importações de molduras caem 13%
As importações de molduras de madeira nobre dos EUA mostraram menos volatilidade em agosto do que nos últimos meses, mas ainda assim caíram 13%, uma vez que as importações do principal fornecedor, o Canadá, também caíram 13%. O total de Agosto foi 25% inferior ao de Outubro anterior, uma vez que os níveis de importação permanecem bem atrás do ano passado.
Do lado positivo, as importações do Brasil aumentaram 36% em agosto e agora caíram “apenas” 33% ano a ano em relação a 2022. As importações da China caíram 67% em relação a 2022, apesar de um ganho de 9% em agosto. As importações globais caíram 31% em relação ao ano passado até agosto.
Móveis
Importações de móveis de madeira dos EUA melhoram
As importações de móveis de madeira dos EUA mantiveram-se firmes em agosto, aumentando 2% após terem caído nos dois meses anteriores. Com US$ 1,7 bilhão, as importações foram 18% menores que em agosto anterior. As importações da Malásia, que têm estado mais atrasadas do que qualquer outro parceiro comercial até agora este ano, aumentaram saudáveis 16% em Agosto.
As importações provenientes da China continuaram a diminuir, caindo 9% em agosto. As importações da Malásia e da China estão 42% e 38% atrás do ritmo de 2023, respectivamente, até agosto. As importações totais de móveis de madeira caíram 27% em relação a 2022 neste ano.
Armários de cozinha de madeira estão de volta, diz relatório de tendências
A National Kitchen & Bath Association, representando quase 50 .000 profissionais da indústria de cozinhas e banheiros da América do Norte, lançou seu Relatório de Tendências de Cozinha de 2024. De acordo com o relatório, o foco nos próximos três anos continuará a ser em designs multifuncionais, cozinhas fáceis de limpar com amplo armazenamento, áreas de refeições, materiais sustentáveis e tecnologia avançada.
E embora os armários brancos tenham sido um elemento básico nas cozinhas há anos, os designers agora dizem que os armários de madeira estão de volta. Quando questionados sobre as tendências populares de cores para cozinhas, “madeira” foi citada por 28% dos entrevistados, superando o “branco”, que foi citado por 25%.
O relatório também identificou uma ligação ao ar livre como um tema emergente, com designers a sobrepor camadas de brancos mais quentes, verdes terrosos e tons de madeira para criar uma sensação de natureza, calma e harmonia. Também estão em voga as torneiras douradas, os backsplashes texturizados e a cor verde.
Fonte: ITTO/Remade