Voltar

Notícias

13
out
2023
(DESMATAMENTO)
Alertas de desmatamento caíram 56,8 por cento em setembro comparado com 2022

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Os alertas de desmatamento na Amazônia caíram 56,8% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.

De janeiro a setembro, a redução dos alertas no bioma foi de 49,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados são do Sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). E apesar não ter a finalidade de medir com precisão áreas desmatadas, o sistema identifica a ação enquanto ela ocorre para orientar a fiscalização ambiental em campo.

Na Amazônia, dez municípios concentraram quase um terço do total das áreas sob alertas de desmatamento de janeiro a setembro deste ano.

O líder foi Altamira (PA), seguido por Apuí (AM), Feliz Natal (MT), São Félix do Xingu (PA), e Porto Velho (RO).

O Ibama aumentou em 139% os autos de infração por crimes contra a flora, isso de janeiro a setembro em relação à média para o mesmo período nos últimos quatro anos.

Já no Cerrado houve alta de 149% em setembro e de 27% no acumulado de janeiro a setembro, na comparação com os mesmos períodos de 2022.

Dez municípios concentraram quase um terço do total de áreas sob alertas de desmatamento de janeiro a setembro deste ano: o líder foi São Desidério (BA), seguido por Jaborandi (BA), Balsas (MA), Cocos (BA) e Barreiras (BA). Todos na Bahia.

No bioma, o Ibama aumentou em 23% os autos de infração por crimes contra a flora de janeiro a setembro em relação à média para o mesmo período nos últimos quatro anos.

O Ministério do Meio Ambiente está em diálogo com os estados para aprimorar as ações de monitoramento e controle no bioma.

 

Fonte: Por Oussama El Ghaouri, da Ag. Brasil

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque