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15
out
2023
(INTERNACIONAL)
Queda no primeiro semestre nas exportações de compensado

De acordo com a Alfândega da China, no primeiro semestre de 2023 as exportações de contraplacado da China foram de 5,13 milhões de metros cúbicos avaliados em 2,368 mil milhões de dólares, uma queda de 9% e 20%, respetivamente, em relação ao mesmo período de 2022. A principal razão para o declínio nas exportações de contraplacado foi que tanto o número quanto a capacidade de produção da indústria de compensado da China diminuíram.

Havia mais de 10.800 empresas (queda de 14% ano a ano) fabricando produtos de madeira compensada na China no final de 2022, com uma capacidade de produção total de 208 milhões de metros cúbicos por ano, uma queda de 6,3% em relação ao nível de 2021.

Os mercados para as exportações de contraplacado da China são variados, mas 50% das exportações nacionais vão para apenas 10 países. as Filipinas e o Reino Unido são os dois principais mercados para o contraplacado da China, mas no primeiro semestre de 2023 as exportações de contraplacado para estes dois mercados aumentaram (Filipinas, -7% e Reino Unido -18%) e isto afectou o desempenho geral das exportações do sector.

Os EUA já não são o principal destino das exportações de contraplacado da China devido ao atrito comercial em curso. No primeiro semestre de 2023, as exportações de contraplacado da China para os EUA totalizaram apenas 143.000 metros cúbicos avaliados em 103 milhões de dólares, uma queda de 39% e 51%, respetivamente, em relação ao mesmo período de 2022.

No entanto, tem sido observada uma tendência crescente nas exportações de contraplacado para países do Médio Oriente e países africanos. As exportações de contraplacado da China para os Emirados Árabes Unidos e Israel aumentaram 11% e 15% no primeiro semestre de 2023.

A Nigéria tornou-se o terceiro maior mercado para as exportações de contraplacado da China no primeiro semestre de 2023. As exportações de contraplacado da China para a Nigéria aumentaram 72%, para 291.000 metros cúbicos, avaliados em 95 milhões de dólares, um aumento de 47% em valor em relação ao mesmo período de 2023.

Fonte: ITTO/Remade

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