Notícias
A indústria do bambu da Malásia possui imenso potencial para ser desenvolvida e usada como alternativa à madeira, de acordo com o vice-primeiro-ministro . Ele acrescentou que o bambu é um recurso natural abundante e a Malásia abriga cerca de 70 espécies de bambu, sendo 45 espécies locais encontradas nas florestas da Malásia.
Ele disse que, embora as receitas de exportação do bambu sejam pequenas em comparação com outros produtos florestais, o bambu tem potencial para ser desenvolvido e usado como uma alternativa à madeira em uma variedade de aplicações. A produção de produtos de bambu altamente comercializáveis deve ser priorizada.
Atualmente, existem cerca de 577 indústrias ativamente envolvidas na indústria através de setores como móveis, construção, têxteis, plantações, alimentos, carvão vegetal ( briquetes de bambu) e artesanato. Para estimular eficazmente a indústria nacional do bambu, deve ser adoptada uma abordagem mais eficaz e holística para criar um ambiente propício. O Instituto de Pesquisa Florestal da Malásia (FRIM) tem realizado uma extensa pesquisa sobre o bambu desde a década de 1980.
A FRIM está comprometida com as atividades de comercialização como uma de suas principais fontes de receita por meio de produtos e tecnologias desenvolvidas por seus cientistas. Seu Diretor da Divisão de Inovação e Comercialização, Mohd Salleh, disse que os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da FRIM produziram com sucesso resultados potenciais em várias formas , como produtos, processos, formulações, designs e variedades de plantas .
Ele disse que toda a propriedade intelectual do instituto foi desenvolvida por cientistas da FRIM usando bio-recursos locais que são adequados para o ambiente climático e aplicações, bem como atendem aos padrões da indústria e exigências do mercado .
Fonte: ITTO/Remade