Voltar

Notícias

04
out
2023
(OPINIÃO)
Grito de alerta – Oportuno, Motivador e Estratégico!

Há poucos dias, o Presidente do Conselho Deliberativo da IBA, o Dr. Antonio Joaquim de Oliveira, deu uma importantíssima contribuição estratégica à silvicultura brasileira. Em seu artigo publicado em várias revistas e comentado em grupos de ZAP, o Dr. Joaquim colocou a produtividade das florestas como grande desafio a ser superado pelas empresas e instituições de pesquisas nos próximos anos!

Nada de novo para um assunto que tem chamado a atenção há algum tempo de todos os silvicultores. No entanto, vale muito a origem do grito de alerta. Não foi de pesquisadores ou de instituições de pesquisas, nem dessa ou daquela empresa, tendo à mão os dados de inventários das florestas. Esse pessoal, de variadas formas, até que tem berrado, mas nada tem mudado de forma expressiva. As mudanças continuam restritas a algumas empresas.

Desta vez, o grito desafiador foi do Presidente do Conselho Deliberativo da entidade nacional, que representa todos os segmentos industriais, que consomem madeira e que só se sustentarão, a médio e longo prazo, com a produção das florestas plantadas! Alerta em defesa da sustentabilidade do rico patrimônio florestal e industrial que gera milhões de empregos, além de importante contribuinte do PIB Nacional. Grito de alerta com propriedade e legitimidade, e que merece os cumprimentos e a respeitosa admiração da silvicultura brasileira!!!

Pode ser a chacoalhada tão necessária e com a autoridade de Presidente do C.D. de entidade representativa setorial de tamanha importância! Grito de alerta a tempo de pesquisadores, instituições de pesquisas e empresas, que existem em função da madeira de florestas plantadas, se coçarem e tomarem as devidas providências a tempo e à moda da conveniência de cada interessado. Grito dos que conhecem a importância das florestas e os desafios a serem superados em toda a cadeia de produção. Com certeza, um alerta não para desesperar, mas para garantir apoio, incentivo e motivação!
Grito de alerta dos que conhecem a competência e capacidade profissional dos pesquisadores, instituições de pesquisas e empresas que tratam da silvicultura brasileira. Grito de alerta dos que já participaram e se beneficiam do desenvolvimento tecnológico e da superação de inumeráveis obstáculos! Grito de alerta dos que reconhecem que a sustentabilidade da silvicultura brasileira vai sempre exigir adequações e melhorias contínuas em seus processos de produção!

Há quem diga, que o passo mais importante para que as pedras começassem a se mover, seria um “grito de alerta” com legitimidade suficiente para dar à floresta a devida valorização estratégica como fator essencial à sustentabilidade patrimonial. E assim foi feito! A floresta, com certeza, está sendo recolocada na mesa dos executivos que decidem o futuro das indústrias de base florestal.

Parabéns ao Conselho Deliberativo da IBA e ao seu Presidente Dr. Antonio Joaquim pelo “grito de alerta!“ E que essa importante entidade mantenha o apoio às instituições de pesquisas e pesquisadores e, acima de tudo, a visão estratégica das florestas para sustentabilidade das indústrias brasileiras de base florestal!

Nelson Barboza Leite - Agrônomo - Silvicultor - nbleite@uol.com.br
 

Fonte: Comunidade Silvicultura

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque