Notícias
Em nível municipal, 5 municípios sul-mato-grossenses estão entre os 15 maiores produtores do País
Mato Grosso do Sul tem os quatro maiores municípios produtores de eucalipto do Brasil. Entre os 5 municípios com as maiores áreas de florestas plantadas do Brasil, quatro estão em Mato Grosso do Sul: Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia e Água Clara. O município de Selvíria aparece em 7º lugar em área de floresta plantada. A espécie cultivada é o eucalipto seguido por pinus.
Os números são do levantamento Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que acompanha a produção de florestas plantadas pelo País.
Em nível municipal, cinco municípios sul-mato-grossenses estão entre os 15 municípios do Brasil com maiores valores de produção na silvicultura. O destaque foi para o município de Três Lagoas, que ocupa a 6ª posição no ranking nacional (em 2021 ocupava a 4ª posição). Em seguida, vem Ribas do Rio Pardo (8º), Brasilândia (9º). Os outros dois municípios estrearam o top 15 em 2022: Selvíria (11º) e Água Clara (13º).
A área destinada a eucaliptos aumentou de 1.045.765 hectares para 1.181.536 em 2022, o que faz com que 99,5% da área destinada à silvicultura no Estado tenha eucalipto como sua produção. Juntos, eucalipto e pinus foram responsáveis pela cobertura total das áreas cultivadas com florestas plantadas para fins comerciais em MS.
As áreas de eucalipto somaram 1,18 milhão de hectares. Na indústria de papel e celulose, enquanto o eucalipto serve de matéria-prima para a produção de celulose de fibra curta, utilizada principalmente na fabricação de papéis, como os de imprimir, escrever e para fins sanitários, a madeira de pinus é destinada à produção de celulose de fibra longa, utilizada na fabricação de papel de qualidade superior, que demanda maior resistência.
Produção florestal de MS cresce 45,1%
O valor da produção florestal de Mato Grosso do Sul atingiu o recorde de R$ 2 bilhões, com alta de 45,1% e produção em 79 municípios. O valor da produção da silvicultura (florestas plantadas) continua superando o da extração vegetal, o que ocorre desde o ano 1998.
Verificou-se, em 2022, aumento do valor da produção da silvicultura em Mato Grosso do Sul, que atingiu R$ 1,9 bilhão, o que representa um crescimento de 46,3% em relação ao ano anterior, confirmando a tendência de ampliação no setor que, em 2021, registrou um aumento de 20,3% em relação a 2020.
Entre as unidades da federação, MS tem o 6º maior valor da produção do país. A participação dos produtos madeireiros (lenha e madeira em tora) em 2022 seguiu sendo preponderante no setor, representando 93,5% do valor de produção florestal em Mato Grosso do Sul. O incremento na produção desse grupo foi de 20,3% em comparação ao resultado registrado no ano anterior.
Por José Roberto dos Santos
Fonte: Campo Grande News