Notícias
Os incêndios florestais são uma preocupação crescente não apenas para as empresas de base florestal, mas também para governos ao redor do mundo.
Para enfrentar esse desafio recursos de inteligência artificial tem sido utilizado por empresas e agentes públicos de forma a antecipar essas ocorrências.
Entre as ações feitas com a inteligência artificial estão a utilização de satélites ao redor do globo para monitorar variações climáticas, modelos de previsão para antecipar queimadas e imagens em tempo real em áreas de risco para verificar qualquer início de fogo.
Esses sistemas ampliam a capacidade de monitoramento ao redor do globo e potencializam o trabalho de equipes públicas e privadas para combater os incêndios.
Além disso, esse monitoramento aumenta a velocidade do atendimento a essas ocorrências. Atualmente a forma mais comum de detecção de incêndios é com avisos de pessoas à serviços de emergência.
Com os recursos de monitoramento via inteligência artificial é possível não apenas antecipar essa tendência, mas também enviar mensagens automáticas para moradores e autoridades da região, evitando riscos de perdas humanas com os incêndios, como vistas recentemente em ocorrências no Havaí e na Grécia.
Fonte: Forest News