Notícias
Dentre as maiores variações positivas no valor exportado, a celulose ocupa a 5ª posição, com saldo de +25,4 por cento
O agronegócio capixaba alcançou um valor de exportação de US$ 1,2 bilhão de dólares no acumulado de 2023, entre janeiro e agosto, com crescimento de 20,5% na comparação anual. É a primeira vez que o estado volta a atingir a marca do bilhão neste intervalo desde o período pré-pandemia.
O volume, por sua vez, aumentou em 18,5%, somando mais de 1,6 milhões de toneladas de produtos.
Dentre as maiores variações positivas no valor exportado, a celulose ocupa a 5ª posição com saldo de +25,4%. A commodity está entre os três principais produtos das exportações do agronegócio do estado de Espírito Santo – junto com o complexo cafeeiro e a pimenta-do-reino representam mais de 92,5% do valor total comercializado nos primeiros oito meses do ano. Em volume a celulose apresentou um crescimento de 16,9%.
“Alcançamos um desempenho no acumulado do ano que não era alcançado desde 2011, o que nos faz estimar um montante de cerca de US$ 2 bilhões para 2023, tendo em vista que esperamos um crescimento ainda maior entre os meses de setembro e dezembro para vários produtos da nossa pauta de produtos comercializada em mais de 100 países”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Mensalmente, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio da Gerência de Dados e Análises (GDN), realiza um levantamento detalhado das exportações do agronegócio capixaba, a partir dos dados originais do Agrostat/Mapa e do Comexstat/MDIC.
Fonte: ES Brasil