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Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Estrada pode facilitar venda de carne, madeira e grãos e produtos da Zona Franca de Manaus
A rodovia Interoceância permitirá a saída mais barata de exportações brasileiras para o oceano Pacífico, acredita Ariel Pares, secretário de Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento. Segundo Pares, a integração física proporcionará ganhos à exportação de carne e derivados, madeira e grãos.
O secretário destaca, também, a facilitação de escoamento de produtos de maior valor agregado produzidos em Manaus. A estrada também favorecerá a entrada de produtos peruanos e produtos asiáticos, via Peru, no mercado brasileiro. "Do Peru os produtos mais beneficiados serão peixes e fertilizantes", acredita Pares.
"A rodovia é fundamental porque vai agregar competitividade às exportações brasileiras", resume Afonso Carbonar, chefe da Divisão Econômica da América do Sul do Itamaraty. Segundo ele, a interoceânica permitirá a integração com mercados da América Central, do México, da costa oeste dos Estados Unidos e do Canadá. No longo prazo, permitirá o acesso aos mercados da China, do Sudeste Asiático e da Oceania.
Será lançada a pedra fundamental da rodovia Interoceânica, que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul. A obra ligará o Brasil, pelo estado do Acre, ao Peru, país vizinho que possui saída para o oceano Pacífico. O Corredor Viário Interoceânico Sul, nome oficial da rodovia, já começou a ser construída, em parceria dos governos de Peru e Brasil.
Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
O secretário destaca, também, a facilitação de escoamento de produtos de maior valor agregado produzidos em Manaus. A estrada também favorecerá a entrada de produtos peruanos e produtos asiáticos, via Peru, no mercado brasileiro. "Do Peru os produtos mais beneficiados serão peixes e fertilizantes", acredita Pares.
"A rodovia é fundamental porque vai agregar competitividade às exportações brasileiras", resume Afonso Carbonar, chefe da Divisão Econômica da América do Sul do Itamaraty. Segundo ele, a interoceânica permitirá a integração com mercados da América Central, do México, da costa oeste dos Estados Unidos e do Canadá. No longo prazo, permitirá o acesso aos mercados da China, do Sudeste Asiático e da Oceania.
Será lançada a pedra fundamental da rodovia Interoceânica, que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul. A obra ligará o Brasil, pelo estado do Acre, ao Peru, país vizinho que possui saída para o oceano Pacífico. O Corredor Viário Interoceânico Sul, nome oficial da rodovia, já começou a ser construída, em parceria dos governos de Peru e Brasil.
Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
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