Notícias
A fábrica de celulose Licancel, localizada em Licantén, na Região do Maule, foi afetada pelo transbordamento do rio Mataquito
No final de agosto, as fortes chuvas que afetaram a zona centro-sul do Chile e o transbordamento do rio Mataquito obrigaram a produtora de celulose Arauco a realizar a paralização total de sua fábrica em Licancel, localizada em Licantén, na Região de Maule.
Em nota, a companhia informou, nessa terça-feira, 12, que irá suspender, por tempo indeterminado, a produção de celulose na planta de Licancel, respondendo a um conjunto de dificuldades que a fábrica tem enfrentado, especialmente nos últimos tempos – a extrema variabilidade climática, com cheias consecutivas do rio Mataquito durante este inverno, períodos extremos de seca que provocaram repetidas paradas no funcionamento da central em verões anteriores e incêndios florestais de alto impacto que, somados à ausência de uma política pública que promova o reflorestamento durante a última década, geraram uma baixa disponibilidade de madeira para uso industrial.
De acordo com a Arauco, apesar dos significativos esforços e ajustamentos realizados pela empresa e pelos seus trabalhadores nos últimos tempos, a complexidade e persistência de um cenário adverso levou a companhia a decidir pela suspensão das operações por tempo indeterminado no final de setembro. Nas próximas semanas, os trabalhos de limpeza e manutenção dos equipamentos da planta devem continuar.
Atualmente, a operação conta com um quadro de 163 profissionais diretos, além de profissionais terceirizados. Segundo a Arauco, as pessoas envolvidas já foram informadas e foi elaborado um plano de saída que busca gerar o menor impacto possível sobre elas e suas famílias.
Aquirida pela companhia em 1999, atualmente a Licancel tem capacidade instalada de produção anual de aproximadamente 160 mil toneladas de celulose de pinus, o equivalente a 3% da capacidade total anual de produção de celulose da Arauco e 4,6% de todas as vendas de celulose correspondentes a 2022.
Arauco
Fonte: Portal Celulose