Notícias
La construcción del proyecto de desarrollo urbano de madera más grande del mundo comenzará en 2025. Image © Guallart Architects
A Atrium Ljungberg divulgou recentemente o Stockholm Wood City, o maior projeto de construção urbana em madeira do mundo — uma tentativa de demonstrar a preocupação sueca com a sustentabilidade. Do outro lado do mundo, o Projeto Tamango da Tallwood Architects é um exemplo dos desafios e oportunidades da construção em madeira no Chile e poderá ser o primeiro edifício de 12 pavimentos feito com estrutura de madeira pré-fabricada na América Latina.
Proyecto "Construye para crecer" en Perú. Image Cortesia de Susel Biondi
No Peru, o projeto Construye para Crecer dos Arquitetos Poggione+Biondi foi premiado na XIX Bienal Nacional de Arquitetura do Peru em 2022. Trata-se de um conjunto residencial que será construído principalmente em madeira. Mais ao sul, o Uruguai promoveu um concurso de habitação social em madeira, caminhando em direção à inovação na arquitetura de interesse social.
1. Primer Premio. 2. Segundo Premio. 3. Tercer Premio del Concurso Internacional de Arquitectura “Madera: innovando la arquitectura de interés social”. Image Cortesia de Jeannette Sordi
E não podemos esquecer que em 2020, Vicente Guallart venceu um concurso internacional que buscava definir os padrões para os edifícios de uma nova cidade na China. O projeto, intitulado A Cidade Autossuficiente, já naquela época explorava um novo modelo urbano construído em madeira.
La construcción del proyecto de desarrollo urbano de madera más grande del mundo comenzará en 2025. Image © Guallart Architects
Em todo o mundo, vemos que a sustentabilidade e a inovação na construção estão em mudando, e as estruturas de madeira estão se tornando uma opção promissora. Este mês, o ArchDaily se aprofundará no tema do O Futuro da Madeira e podemos perder a oportunidade de abrir a discussão ao nosso público. Queremos ouvir suas previsões e opiniões sobre o futuro deste material na arquitetura e no urbanismo.
A madeira é a chave para um futuro urbano mais sustentável e habitável? Ou existem desafios que devemos abordar antes de abraçar essa tendência? Quais são as implicações para a arquitetura, as cidades, a economia e o meio ambiente?
• Escrito por Fabian Dejtiar
Fonte: https://www.archdaily.com.br