Notícias
Foi lançada nesta semana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) a Frente Parlamentar da Silvicultura, com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento do segmento de base florestal.
Presidida pelo deputado Zé Milton, a iniciativa visa aprofundar o debate sobre questões relacionadas ao setor e atuar como um canal eficaz de comunicação entre o governo estadual e representantes do segmento.
Santa Catarina possui dentro do território 1,03 milhão de hectares com florestas plantadas para fins comerciais. Deste total, 713 mil hectares são com o gênero Pinus e 316 mil hectares com o gênero Eucalyptus.
Cerca de 9,4 mil empresas são ligadas ao setor florestal, que correspondem à 104 mil postos de trabalho no estado. Além da importância econômica e social, estima-se que uma área de aproximadamente 680 mil hectares é preservada e conservada pelo setor de base florestal catarinense.
“Além de todos os benefícios para a economia catarinense, as florestas plantadas contribuem para reduzir a pressão sobre as florestas nativas, protegem o solo e a água, sendo cruciais na redução das emissões de carbono. Redução essa comprovada através da reserva catarinense que abriga mais de 220 milhões de toneladas de CO₂.”, argumentou Zé Milton.
“Quero agradecer o deputado Zé Milton pela agilidade em criar e implantar essa Frente, que será crucial para a formulação de políticas públicas. Teremos com vocês um espaço de diálogo e colaboração, no qual representantes do setor e a sociedade civil poderão trabalhar juntos para encontrar soluções que beneficiem a todos, conciliando crescimento econômico com a proteção do meio ambiente”, disse o presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Jose Mario Ferreira
Fonte: Forest News