Voltar

Notícias

29
ago
2023
(GERAL)
Ataque de cupins: saiba como proteger a madeira da sua casa

Em alguns casos, o problema é tão grande que há perda total da árvore, móveis ou até mesmo casas.

Apesar de serem fortes, promover inúmeros benefícios para a vida humana e alcançarem mais de 30 metros de altura, as árvores também são frágeis e podem ser derrubadas por um bichinho de menos de um centímetro: o cupim.

O dedetizador Ademir de Souza Torres alerta que mesmo aparentemente inofensivos, os cupins invadem residências com facilidade e, em pouco tempo, destroem móveis de madeira, árvores e até livros, pois alimentam-se de estruturas que são ricas em celulose.

O especialista alerta que os cupins invadem os móveis e imóveis em busca de alimento e necessitam de algumas condições específicas para sobreviver. Sem perceber, os insetos fazem ninhos nas paredes das casas para chegar até a madeira. Nas árvores, eles quase sempre atacam pela raiz, mas o sinal pode aparecer do lado de fora, na casca.

“A orientação para prevenir a infestação de cupins é realizar a dedetização a cada seis meses, principalmente se a residência tiver muitas árvores ou for uma construção antiga. A época mais comum para a infestação é durante o período de chuva e o cupim pode furar o solo até chegar na madeira”.

Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.

O detetizador alerta que os cupins urbanos são considerados pragas e podem até derrubar grandes estruturas se não forem combatidos. “Os cupins não oferecem riscos à saúde, mas afetam a saúde da árvore e estruturas de madeira. O serviço que mais realizo é o dedetização de cupins porque é bem comum a infestação”.

Dicas para detectar e evitar os cupins:

• ficar atento à aparição do inseto em ambientes úmidos, como banheiros;
• evitar infiltrações, que atraem cupins;
• verificar as molduras de quadros;
• se for recuperar um móvel atingido pelos cupins, é necessário fazer também um tratamento para que o cupim não volte;
• manter móveis afastados da parede;
• fazer a limpeza frequente de chão, móveis e paredes;
• passar verniz nos móveis.
 


 

Fonte: Por Rafaela Moreira, g1 MS — Mato Grosso do Sul

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque