Notícias
O poste de madeira é, indudavelmente, a solução mais sustentável em relação aos fabricados com qualquer outro material. Seu impacto no meio ambiente é infinitamente menor do que o causador do hormônio ou do PRFV (poliéster reforçado de fibra de vidro). A madeira é um material renovável, ya que dispomos de um recurso inagotável, se acorrermos a uma gestão florestal sustentável de nossos montes. Sua extração e elaboração do monte geram muito menos emissões de CO2; alrededor de 6 veces menor que un poste de PRFV.
A matéria prima está na Espanha; el 70% de la superficie española é território florestal e, portanto, comprar postes de madera gera recursos para levar a cabo dicha gestão florestal. La madera en los postes de comunicaciones es un material duradero (en Inglaterra la normativa indica 60 años), además, es facilmente reciclable, puede tener otros usos después de haber dado este servicio. Ao contrário… ¿quem passará no futuro com as milhas de toneladas de plástico geradas quando os postes de PRFV tiverem que mudar?
Assim, o poste de madera é um pilar económico para a Espanha Rural, que contribui para mitigar o grave problema de despovoamento da chamada “España Vacía”. Por isso, o poste de madera ajuda a cumprir os objetivos da circular de bioeconomia da Espanha e da União Européia.
Para que postes de PRFV?
Devemos nos questionar se realmente o posto de PRFV é o que queremos em nossa paisagem e em nosso meio rural. Preferimos um produto procedente de microfibras de vidro e resina como alternativa a um produto que vem diretamente da naturalidade, como é a madeira.
A madeira é o único material com uma capa de carbono negativa; cadastre uma capa de carbono incrivelmente menor que os postes de PRFV. La madera de los postes de comunicaciones proveene de nuestros propios montes, generando empleos, limpieza y, por tanto, minimizando el riesgo de incendios forestales. Enquanto para o PRFV, mais de 90% das matérias primas são fornecidas por estrangeiros, majoritariamente da China. Según el Plan Forestal Español 2022-2032, é o único material em nossas infraestruturas de comunicação que pode ajudar a alcançar os objetivos da Agenda 2030.
Com todos esses argumentos a favor do posto de madera, a Comisión Nacional de Mercados de la Competencia (CNMC) publicou em seu blog que o posto de PRFV é a opção mais sustentável e mais resistente, originada como alternativa à madeira. Ninguna destas afirmações é certa.
A Espanha se desliza perigosamente para esta mudança de tendência, algo que não acontece no resto da Europa. Propõe-se prescindir de postes de madeira adaptados paisagísticamente e que resistem a esfuerzos de viento e ao fogo em favor de um poste de fibra de vidro que está tendo um impacto paisagístico brutal em nossos montes, em nossos campos…
Fonte: Woodworkingnet