Notícias
O Gabão está atualmente na estação seca, sem previsão de chuva até o final de agosto. Este clima favorável suporta atividades de colheita eficientes. Produtores relatam que, embora a disponibilidade de trabalhadores da fábrica não seja um problema, há relatos de falta de técnicos.
As operações de moagem e a importação de peças de reposição estão funcionando sem interrupções e há estoques de toras suficientes, principalmente em Okoume, para atender à demanda atual. Os feriados de meados de agosto coincidiram com as celebrações da independência, juntamente com as eleições presidenciais e comunitárias no Gabão.
Os contentores estão prontamente disponíveis e as operações de estufagem estão a decorrer sem problemas, mas o transporte ferroviário é lento porque é dada prioridade às exportações de manganês, no entanto, isso não criou atrasos nos portos.
As autoridades do Gabão estão a aplicar rigorosamente os limites de peso dos camiões , o que significou uma mudança no transporte rodoviário das espécies pesadas.
Produtores no Gabão dizem que os níveis de pedidos estão quase normais, mas a desaceleração nos mercados asiáticos e do Oriente Médio é perceptível.
Fonte: ITTO/Remade