Voltar

Notícias

12
ago
2023
(EVENTOS)
Evento sobre manejo florestal destaca necessidade de investimentos em pesquisa

O painel “Manejo Florestal com estratégia para manter o equilíbrio ambiental”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), durante os Diálogos Amazônicos, chamou atenção para a importância de investimentos em pesquisa, capacitação e incentivos econômicos para fortalecer o manejo florestal na Amazônia.

O evento ocorreu nesta semana, no Hangar Centro de Convenções e contou com a participação de atores dos diversos setores que integram a temática na região.

A Embrapa Amazônia Oriental esteve presente ao debate com o pesquisador Lucas Mazzei, por meio de videoconferência, direto da cidade de Santarém, no oeste paraense.

O pesquisador avaliou como muito promissora a união de diferentes perspectivas da sociedade (empresas, comunidades, órgãos públicos, terceiro setor, academia) em prol do manejo florestal. “São grupos diversos, mas pensando juntos no manejo como técnica de produção e conservação”, comentou o pesquisador.

Mazzei destacou ainda a importância de vários consensos tais como a necessidade de intensificação de formação e capacitação de profissionais para o manejo florestal; aumentar o comando e controle contra o ilegal para fortalecer a origem legal da madeira do manejo; inovação em novos sistemas de manejo; e novas espécies para o mercado e para o manejo.

O pesquisador reforçou também que o manejo florestal é uma atividade produtiva capaz de aliar a produção com a conservação da floresta amazônica. “Os resultados de pesquisa indicam que o manejo florestal mantêm a diversidade árborea, a dinâmica de crescimento das árvores, a manutenção dos serviços ambientais de acumulação e estoque de carbono, e a produção continua de produtos madeireiros e não madeireiros”, enfatizou.

Para a coordenação do evento, foram abordados aspectos técnicos, socioeconômicos e ambientais relacionados à prática de manejo sustentável, evidenciando sua importância para a conservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável. Os painelistas enfatizaram, entre outros, que o manejo florestal adequado pode ser uma alternativa viável para conciliar a produção econômica com a conservação da biodiversidade e a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

O Ideflor-Bio, como órgão responsável pela gestão florestal no Estado do Pará, reforçou seu compromisso em promover o manejo florestal sustentável como estratégia para manter o equilíbrio ambiental na Amazônia. Por meio de parcerias com comunidades locais, empresas e organizações não governamentais, o Instituto tem buscado fomentar boas práticas de manejo, capacitar os envolvidos e garantir a conservação dos recursos florestais.

O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destacou que o manejo é fundamental para a conservação da floresta. Ele afirmou, ainda, que após anos de trabalho, foi possível constatar que essa prática é excelente para manter a floresta, e que é necessário que os profissionais e a população tomem ciência disso.

“Nós preservamos onde precisa, nós restauramos onde é necessário e conservamos através do manejo, que é a melhor forma de garantir uma floresta viva e produtiva. É importante frisar que manejo não é só madeira. Nessa cadeia, também há outros produtos, como resinas, óleos, fibras, corantes, fármacos, alimentos… tudo aquilo que a madeira fornece e que é fundamental para que ela funcione na floresta como instrumento para manter o nosso ar puro no mundo inteiro, mas também para guarnecer a população de vida condigna”, finalizou Pinto.

*com informações da Agência Embrapa de Notícias

Fonte: Forest News

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque