Voltar

Notícias

11
ago
2023
(QUEIMADAS)
E o fogo chegou, tão assustador como sempre!

E a estação de fogo está aí! E não há quem não se preocupe!

Na casa do Sr.Pedro, dono de uma floresta de 35 ha de eucalipto acabou a tranquilidade – sempre alguém fica de plantão, com os abafadores preparados e o tratorzinho pronto para qualquer encrenca! E lá, ainda, ouvimos do Sr. Pedro“ chegou a estação das preocupações, todo dia, toda hora, a qualquer momento pode começar a correria para salvar nosso ganha-pão”. De um pequeno produtor, tanta preocupação, tanta angústia. Que desespero!

Foi esse depoimento de tanto medo, que nos remeteu às preocupações que deve reinar entre os grandes detentores de extensas áreas florestais em diferentes regiões brasileiras! E daí, algumas indagações – será que nessa briga com o fogo, há possibilidade de vitória só com correria?

Ainda, aproveitando a lição do Sr. Pedro – “ tenho medo e muito medo de acidente com os filhos e amigos que entram em pânico e sem preparo se metem nessa encrenca” – será que nessas grandes áreas de florestas as empresas estão preparadas para evitar esses problemas? Será que, ainda contam só com a boa vontade das pessoas, que se atiram de corpo e alma nessa briga? Há plena consciência de que o homem treinado e com equipamentos adequados ainda é a única alternativa para se combater o fogo? E que, usar pessoas despreparadas, é correr risco de perder floresta e gente?

Há quem aposte que nessas áreas com florestas nas mãos de empresas bem estruturadas todos esses cuidados são tomados! Que assim seja.. Mas há quem teime em acreditar que nem sempre os cuidados preventivos são tomados por todos – ainda pode existir empresas que não adotam os cuidados preventivos e que pensam em contar só com a disposição e boa vontade de pessoas sem treinamento e desprovidas de equipamentos adequados. São casos, em que falta mesmo é responsabilidade empresarial e profissional! Tomara que sejam raras exceções!

Nesse período, há de se destacar o excelente trabalho de divulgação e orientações de muitas entidades do setor! No Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais, entre outros, as entidades realizam trabalhos exemplares chamando a atenção das empresas para os cuidados preventivos, à disponibilidade de equipamentos adequados e, acima de tudo, ao treinamento e colaboração de todos nas regiões afetadas. Nossos cumprimentos às entidades e empresas pelos cuidados preventivos com as florestas e com seus colaboradores!

Na verdade, combater o fogo com cuidados preventivos, equipamentos adequados e treinamento dos combatentes é respeitar a vida e valorizar a silvicultura!

🌳Nelson Barboza Leite – Agrônomo – Silvicultor – nbleite@uol.com.br

Fonte: Comunidade de Silvicultura

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque