Voltar

Notícias

04
ago
2023
(GERAL)
Abimci lança programa setorial de qualidade do compensado plastificado

O segmento do compensado plastificado para formas de concreto, produto amplamente utilizado pelo setor da construção civil, conta a partir de agora com um programa de certificação da qualidade do produto que tem a Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) como entidade gestora, a ABNT (Associação Brasileira Normas Técnicas) como órgão certificador e o Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário como laboratório que realiza os ensaios do produto.
O PSQ – Compensado Plastificado foi desenvolvido pela Abimci com o objetivo de levar ao mercado, o produto com qualidade e desempenho comprovado, de acordo com a norma técnica ABNT NBR 17001 – Compensado Plastificado: Requisitos e métodos de ensaios. “O Programa está sendo iniciado de uma forma muito positiva e já conta com a adesão e a participação das principais empresas fabricantes do produto, que representam importante parcela da produção e do mercado. Temos convicção que a representatividade do programa tende a crescer com a compreensão das vantagens do uso do produto certificado pelo mercado da construção civil”, informou o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

As empresas participantes do Programa já estão realizando ensaios laboratoriais de seus produtos, atestando que eles estão dentro dos requisitos de desempenho exigidos pela norma técnica. “O segmento já entregava ao setor da construção civil produtos de alta qualidade, mas que agora passam a contar com a chancela de um Programa de Certificação”, avaliou o superintendente da Abimci.

Conheça o produto e entenda o processo de certificação

O compensado plastificado é composto por lâminas de madeira coladas de forma sobreposta e revestidas por um filme fenólico em ambas as faces. Amplamente utilizado pelo setor da construção civil, é destinado para a fabricação de formas de concreto para construção de vigas, lajes, pilares e fundações com a possibilidade de várias reutilizações.

Para que os produtos recebam o certificado de conformidade emitido pela ABNT Certificadora e o selo do PSQ – Compensado Plastificado um conjunto de práticas e procedimentos de controle são realizados. No primeiro momento, o Sistema de Gestão de Qualidade da empresa fabricante do produto é auditado pela ABNT, que coleta as chapas para serem testadas em laboratório independente. Na sequência, as amostras são ensaiadas para verificar se atendem aos requisitos de desempenho da norma técnica do produto. Se os testes forem positivos, o produto recebe o certificado de conformidade. O Sistema de Gestão da Qualidade da empresa é periodicamente auditado e os produtos são testados regularmente em laboratório independente. Quando aprovados a ABNT renova o certificado para o produto. Para saber mais sobre o PSQ – Compensado Plastificado e conhecer os produtos que já estão certificados clique aqui.

Fonte: Abimci

Jooble Neuvoo