Voltar

Notícias

13
ago
2023
(INTERNACIONAL)
Boa demanda por madeira serrada na França

A Declaração de Mercado para a França contida no Relatório Anual da EOS destaca que a demanda por madeira serrada produzida nas fábricas francesas foi boa durante todo o ano de 2022, tanto no mercado nacional quanto para exportação. O consumo foi travado apenas pela insuficiência da oferta, nomeadamente em carvalho. Para a faia, o principal problema era a quantidade de faias morrendo devido ao impacto das mudanças climáticas nas florestas.

A produção total de madeira serrada na França em 2022 foi 1,25 milhões de metros cúbicos, 8% menos que no ano anterior. Em contraste com a produção, as importações francesas de madeira serrada aumentaram 11%, para 200.000 metros cúbicos em 2022. As exportações francesas de madeira serrada também aumentaram 6%, para 425.000 metros cúbicos. O consumo geral de madeira serrada na França aumentou marginalmente (em 0,5%) para pouco mais de um milhão de metros cúbicos no ano passado.

Para carvalho, as exportações francesas de toras para a China atingiram um nível historicamente alto em 2022. Mais de 30% da colheita de carvalho francês foi desviada para a China, o boom coincidindo com a proibição imposta pela Rússia às suas exportações de toras.

As serrações de carvalho francês reduziram a atividade em 25% em 2022 para se adaptarem à escassez de oferta e esta cessação de atividade é cada vez maior. Em termos de preços, os toros de carvalho continuaram a valorizar em todas as qualidades. As altas também foram observadas na madeira serrada de carvalho, levando os preços a uma alta histórica.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble

Notícias em destaque