Notícias
Aproveitando as vantagens da importação de madeira, um cluster da indústria madeireira vem se desenvolvendo rapidamente no distrito de Lanshan, na cidade de Rizhao, na província de Shandong. Existem cerca de 400 empresas de comércio e processamento de madeira estabelecidas lá.
Mais de 360 empresas de processamento de madeira têm uma capacidade anual de processamento de madeira de 7 milhões de metros cúbicos e um valor de produção anual de mais de RMB10 bilhões e suportam mais de 20.000 funcionários diretos.
Atualmente, existem 9 berços de movimentação de madeira especial no porto de Lanshan, com capacidade anual de movimentação de 10 milhões de metros cúbicos de madeira e seus negócios envolvem mais de 30 países, como Rússia, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Uruguai, Alemanha e Polônia.
O porto de Lanshan tem a única área nacional de controle de pragas e quarentena de madeira importada no porto de Shandong. Existem 400 fornos de secagem com uma capacidade anual de 800.000 metros cúbicos e a capacidade de armazenamento de madeira de 5 grandes pátios de madeira especial é de cerca de 1,2 milhões de metros cúbicos.
Um total de 9,15 milhões de metros cúbicos de toras foram importados através do Porto de Lanshan em 02022, um aumento ano a ano de 14% e representaram pouco mais de 21% do total nacional. As importações de madeira através do porto de Lanshan atingiram 5,18 milhões de metros cúbicos no primeiro semestre de 2023, um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
A cidade de Rizhao tem vantagens geográficas únicas, ou a origem em forma de leque do mar e da terra, pode reunir recursos globais e depois vender para o mundo. Construir uma fábrica em Rizhao pode aproveitar essas vantagens e reduzir os custos de produção.
O distrito de Lanshan pretende construir uma zona de demonstração de processamento e comércio de madeira importada nacional integrada de baixo carbono nos próximos anos.
Fonte: ITTO/Remade