Voltar

Notícias

18
jul
2023
(INTERNACIONAL)
O sistema óptico AI detecta defeitos na madeira

A KSM Vision agora oferece um sistema óptico para realizar verificações de controle de qualidade em madeira serrada.

Foto por KSM Vision

 A KSM Vision, uma start-up sediada na Polônia, oferece um sistema óptico orientado por IA para controle de qualidade para setores como o madeireiro.

Projetado para automatizar o controle de qualidade de defeitos tão pequenos quanto a cabeça de um alfinete, ele pode economizar para as empresas mais de 0,5 milhão de euros apenas em salários durante o ano, ao mesmo tempo em que melhora significativamente a segurança dos trabalhadores, disse a empresa.

Apoiada por um investimento de 1,9 milhão de euros da Aper Ventures, VIGO Ventures e co-investidores, a KSM Vision visa aumentar a eficiência e reduzir o desperdício na indústria madeireira, bem como nas indústrias farmacêutica, de beleza e alimentícia.

O ônus financeiro do controle de qualidade pesa muito sobre os fabricantes de grande escala. O custo da mão-de-obra nessa área tem aumentado significativamente - com 0,5 milhões sendo gastos exclusivamente com os salários dos controladores de qualidade. Simultaneamente, os trabalhadores trabalham em condições perigosas, arriscando sua saúde. Relatórios indicam que as empresas perdem uma quantidade significativa de produtos que precisam ser descartados devido a falhas não detectadas.

O sistema da KSM Vision pode digitalizar até 36.000 itens por hora. A identificação precoce desses defeitos poupa os fabricantes do custo de descartar um lote inteiro, evita que o mercado receba produtos defeituosos e, por fim, contribui para um processo de fabricação mais sustentável e eficiente.

"Podemos oferecer suporte ao controle de qualidade em diferentes setores - de madeira a produtos farmacêuticos. Nossa vantagem está em nossa proficiência em hardware e software. Isso permite que nossas soluções de IA se fundam facilmente com tecnologias existentes, sejam linhas de produção ou máquinas. Cinco minutos é quanto tempo leva muito mais tempo para se adaptar a um novo produto. Soluções sem rede neural incorporada levam muito mais tempo: eficiência e precisão estão no DNA do nosso sistema", disse o Dr. Krzysztof Malowany, CEO da KSM Vision.

A startup está ansiosa para substituir as inspeções manuais de produtos, notórias por altos custos, baixa repetibilidade e imprecisões frequentes. Elaborado por engenheiros, este sistema de detecção pode identificar com precisão anomalias de produção, exigindo apenas algumas dezenas de exemplos de produtos perfeitamente fabricados. Essa é uma grande diferença dos modelos rivais que exigem extensos bancos de dados de exemplos corretos e incorretos.

"Investir na KSM Vision é um passo estratégico para aproveitar a tecnologia profunda para a transformação industrial sustentável. Sua IA impulsiona a eficiência, examina os mínimos detalhes e reforça diretamente os resultados", disse Jacek Błoński, sócio-gerente da Aper Ventures.

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

Jooble Neuvoo