Voltar

Notícias

01
jul
2023
(INTERNACIONAL)
As importações diretas de compensado de madeira tropical são compensadas pelo aumento da China

Nos primeiros quatro meses de 2023, o Reino Unido importou 75.600 metros cúbicos de compensado de madeira tropical, 9% a menos que no mesmo período do ano passado, com uma queda significativa nas importações diretas de países tropicais parcialmente compensada por um aumento nas importações da China.

O Reino Unido importou 32.400 m3 de compensado de madeira tropical da China nos primeiros quatro meses de 2023, 42% a mais que no mesmo período do ano passado. No ano passado, as importações do Reino Unido de produtos chineses confrontados com madeiras tropicais caíram acentuadamente em favor dos produtos chineses confrontados com madeiras duras temperadas. Essa tendência foi revertida em 2023, com a China novamente enviando uma proporção maior de compensado de madeira tropical para o Reino Unido.

As importações do Reino Unido de compensado indonésio nos primeiros quatro meses deste ano foram de 16.000 metros cúbicos, 30% menos do que no mesmo período do ano passado. O Reino Unido importou 14.300 m3 de compensado da Malásia nos primeiros quatro meses de 2023, 31% a menos que no mesmo período do ano passado.

As importações britânicas de compensado da Tailândia caíram 76%, para 1.300 metros cúbicos nos primeiros quatro meses deste ano. No entanto, no mesmo período houve grandes aumentos percentuais de uma base muito pequena nas importações de compensados de madeira tropical do Brasil (+257% para 2.100 m³) e Paraguai (+101% para 1.500 m³).

Enquanto isso, os efeitos combinados do Brexit, escassez de oferta e aumento dos custos de energia e outros materiais no continente europeu continuam a impactar as importações do Reino Unido de compensados de madeira tropical de países da UE, que foram de apenas 6.900 m3 nos primeiros quatro meses deste ano, 56% a menos que no mesmo período do ano passado.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble