Notícias
Indonésia se prepara para incêndios florestais em meio a possível tempo seco prolongado devido ao El Nino
A Indonésia está se preparando para a possibilidade de incêndios florestais e terrestres generalizados este ano, já que os cientistas preveem o retorno do fenômeno climático El Nino no segundo semestre de 2023.
“Já estamos vendo uma tendência ascendente nos casos de incêndios florestais e terrestres, embora ainda estejamos em transição da estação chuvosa para a estação seca”, disse o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres da Indonésia (BNPB), Abdul Muhari, em uma discussão.
Muhari disse que houve quatro casos de incêndios florestais e terrestres no início de maio. Desde então, esse número aumentou para 16 no início de junho. Os incêndios ocorreram em partes de Sumatra e no lado indonésio de Bornéu, acrescentou.
“Se já é assim durante o período de transição (entre as estações chuvosa e seca), podemos imaginar como será no auge da estação seca”, disse o porta-voz da agência de desastres.
Durante décadas, os incêndios florestais e terrestres generalizados na Indonésia foram responsáveis por uma névoa espessa e perigosa que viajou por centenas de quilômetros até as vizinhas Cingapura, Malásia e partes da Tailândia, afetando a saúde de milhões de pessoas.
Os últimos grandes incêndios florestais e terrestres na Indonésia ocorreram em 2019. Naquele ano, mais de 162.000 hectares de turfeiras e florestas foram queimados, emitindo um recorde de 624 milhões de toneladas de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera, mostraram dados do BNPB.
Os incêndios florestais e terrestres de 2019 coincidiram com dois fenômenos climáticos que resultaram em uma seca prolongada na nação arquipélago: o El Nino no Pacífico e o chamado evento Dipolo positivo do Oceano Índico (IOD), onde a parte ocidental do Oceano Índico se torna excepcionalmente mais quente que o resto do oceano e, portanto, empurrando o ar para longe da Indonésia.
Fonte: ITTO/Remade