Notícias
O presidente indonésio Joko Widodo (à direita) com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em uma reunião bilateral à margem da Cúpula do G7 no Rihga Royal Hotel, Hiroshima, Japão, sábado (20 de maio de 2023). (ANTARA/HO-Biro Pers Sekretariat Presiden RI)
O presidente Joko Widodo (Jokowi) buscou fortalecer a parceria florestal entre a Indonésia e o Brasil em uma reunião bilateral com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva realizada durante a Cúpula do G7, Rihga Royal Hotel, Hiroshima, Japão, sábado.
As questões florestais tornaram-se o tema prioritário dos dois líderes, já que Indonésia e Brasil estão entre os países com a maior área de florestas tropicais do mundo.
Tendo isso em mente, o Presidente Jokowi enfatizou a importância da solidariedade entre os países com florestas, incluindo a República Democrática do Congo.
"Mais de 30 por cento das florestas tropicais (do mundo) estão localizadas na Indonésia-Brasil e na República Democrática do Congo", afirmou o presidente em comunicado à imprensa recebido em Jacarta, sábado.
Na reunião, o presidente Jokowi e o presidente Lula discutiram a cooperação para lidar com a mudança climática, e os dois chefes de estado afirmaram seu compromisso de abordar o assunto.
Os dois líderes também chegaram a um acordo para pressionar os países desenvolvidos a cumprir seus compromissos de fornecer fundos para lidar com questões relacionadas à mudança climática.
Além disso, ambos os presidentes estavam confiantes de que a cooperação entre seus países entraria em um novo patamar no futuro. Jokowi e Lula concordaram em fortalecer a cooperação no desenvolvimento da agricultura e aquisição de carne para a Indonésia.
Durante a conversa, o presidente Lula deixou implícito um convite ao presidente Jokowi para uma visita de Estado ao país sul-americano.
"Estou realmente ansioso para receber o presidente Widodo no Brasil, e podemos discutir muito mais (áreas para) cooperação potencial entre os dois grandes países em desenvolvimento, como Indonésia e Brasil", afirmou o presidente Lula.
Na reunião bilateral, o Presidente Jokowi foi acompanhado por vários ministros: Ministro das Relações Exteriores Retno Marsudi, Ministro Coordenador de Assuntos Econômicos Airlangga Hartarto, Ministro Coordenador de Assuntos Marítimos e Investimentos Luhut Binsar Pandjaitan e Ministro de Empresas Estatais Erick Thohir.
Também estiveram presentes o secretário de gabinete, Pramono Anung, e o diretor do Ministério das Relações Exteriores, Santo Darmosumarto, para o Leste Asiático.
Repórter: Gilang Galiartha, Tegar Nurfitra
Editor: Azis Kurmala
Fonte: https://en.antaranews.com/