Notícias
Painel de teste de satélite LignoSat nano wood
Testes preliminares de três espécies de madeira submetidas ao forte vácuo do espaço por 10 meses pela Estação Espacial Internacional não encontraram decomposição ou deformações, como rachaduras, empenamentos, descamação ou danos na superfície.
O Magnolia provavelmente será usado para fabricar o LignoSat, que pretende ser o primeiro satélite de madeira no espaço.
A Magnólia foi uma das três espécies de madeira expostas ao áspero vácuo do espaço pela Estação Espacial Internacional (ISS) em um projeto de pesquisa liderado pela Universidade de Kyoto. Apesar do ambiente extremo do espaço sideral envolvendo mudanças significativas de temperatura e exposição a intensos raios cósmicos e partículas solares perigosas por 10 meses, os testes confirmaram nenhuma decomposição ou deformação, como rachaduras, deformações, descamação ou danos à superfície.
LignoSat nano satélite de madeira
Os benefícios potenciais do uso de madeira em comparação com as ligas usadas em veículos espaciais incluem respeito ao meio ambiente, facilidade de produção e capacidade de descarte no final da vida útil de um satélite.
Os pesquisadores da Universidade de Kyoto disseram que são a favor do uso da magnólia como espécie primária para o WoodSat por causa de sua trabalhabilidade relativamente alta, estabilidade dimensional e resistência geral. Espera-se que o LignoSat, que tem o apoio da Sumitomo Forestry, seja lançado em conjunto em 2024 pela NASA e JAXA, a agência espacial japonesa.
Pelo menos um outro grupo de pesquisa está competindo para ser o primeiro a lançar um satélite de nanomadeira ao espaço. O WISA Woodsat, desenvolvido na Finlândia usando compensado de bétula especialmente tratado, foi originalmente programado para ser lançado no final de 2021. O lançamento da Nova Zelândia foi adiado devido à rejeição da União Internacional de Amadores de Rádio para permitir que Woodsat usasse frequências de rádio amador.
A esperança da equipe WISA Woodsat para um lançamento em 2022 nunca se concretizou. Uma postagem de abril de 2022 no site da Woodsat observa: “Um ano depois de tornar nosso projeto público: agora pronto e esperando”.
Sobre o autor
Rico Christianson | Presidente/Proprietário/Nível C
Rich Christianson é o proprietário da Richson Media LLC, uma empresa de comunicação com sede em Chicago focada no setor de marcenaria industrial. Rich é o ex-diretor editorial de longa data e editor associado da Woodworking Network. Durante sua carreira de quase 35 anos, Rich visitou mais de 250 operações de carpintaria na América do Norte, Europa e Ásia e escreveu extensivamente sobre tecnologia, design e tendências de fornecimento de carpintaria. Ele também dirigiu e promoveu dezenas de feiras, conferências e seminários sobre marcenaria, incluindo a Cabinets & Closets Conference & Expo e a Woodworking Machinery & Supply Conference & Expo, a maior feira de carpintaria do Canadá.
Fonte: Woodworkingnet