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As operadoras relatam que os mercados, embora ativos, geralmente estão tranquilos. Operadores no Gabão e no Congo estão enfrentando condições climáticas instáveis . Apesar da chegada esperada da estação seca, fortes chuvas e trovoadas persistem diariamente. Este padrão climático anormal está causando atrasos nas operações florestais e no transporte.
Em termos de transporte, as ferrovias do Congo, Gabão e Camarões estariam operando normalmente, sem relatos recentes de descarrilamentos. No entanto, a indústria madeireira está enfrentando desafios devido a atrasos substanciais no transporte de toras e isso, juntamente com as altas taxas rodoviárias de transporte, está aumentando a pressão financeira sobre as empresas.
Os preços de exportação permaneceram estáveis na maioria dos mercados nos últimos meses e os operadores desejam uma oportunidade de aumentar os preços para compensar o aumento dos custos de produção . No entanto, tem havido pressão para baixo sobre os preços por parte de compradores no Oriente Médio e em alguns países da Europa. A demanda por padouk na Bélgica é estável, com poucas oportunidades para os transportadores que procuram melhores preços.
Os exportadores do Gabão voltaram a levantar a questão dos atrasos na obtenção dos certificados CITES, que agora podem estender-se até uma semana, quando nos últimos tempos eram 3-4 dias .
O porto de Antuérpia está a braços com congestionamentos relacionados com os embarques convencionais de madeira, uma vez que os importadores estão a atrasar o transporte rodoviário. Estes atrasos são frequentemente atribuídos à ausência de documentos EUTR e do necessário certificado CITES.
O transporte de madeira para a Europa tornou-se cada vez mais desafiador de acordo com os embarcadores, já que apenas duas companhias de navegação, Grimaldi e Bocs, servem a Europa e oferecem esse serviço. Os produtores dizem que, se essas linhas não puderem encher navios com carga duas vezes por mês em portos do norte, como Douala e Bata , optam por cancelar escalas para o Gabão.
Fonte: ITTO/Remade