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A indústria está falando do MDF de forma muito interessante. Podemos ver no MDF, vários novos produtos de valor agregado surgiram no mercado indiano. Dez anos atrás, o setor era pequeno, mas neste período de dez anos, o setor cresceu muito com o surgimento de grandes e pequenos fabricantes no país. A Greenpanel iniciou a campanha pelo MDF e hoje atingiu novos patamares. Eles têm duas fábricas no país, uma no sul e outra no norte. Qual é a situação atual e as perspectivas futuras do setor e que papel a Greenpanel desempenharia nessa jornada? Todas foram respondidas no programa Ply Reporter Brand Buzz, onde o Sr. Shekhar Chandra Sati conversou com o The Ply Reporter junto com seus parceiros de canal. Aqui está um resumo da conversa.
P. O mercado tem se expandido rapidamente nos últimos dois anos, mas como está a situação atual?
O mercado está sempre bom para o MDF, que cresce no mínimo 35 a 40%, e ainda se espera um crescimento de 15 a 20%. O mercado cresceu de 75.000 metros cúbicos por mês para 210.000 metros cúbicos agora, e o tamanho geral do mercado passou de cerca de Rs 1.200 crore apenas três anos atrás, para cerca de Rs 7.000 crore agora. Isso em si é uma prova documental muito grande e evidente de que essa indústria está indo muito bem.
Este mercado ainda está crescendo e continuará a crescer no futuro. No entanto, em comparação com os dias anteriores, haveria um pouco mais de competição. No momento, a demanda está ligeiramente estagnada, ou podemos dizer crescente, mas não na mesma proporção, pois a oferta aumentou repentinamente na Índia com o número crescente de players e as importações começaram. Então, é um pouco difícil, mas ainda assim o mercado está crescendo com o produto certo e a estratégia certa. Estamos otimistas de que o MDF continuará tendo um bom desempenho também nos próximos dias.
P. Nos próximos três anos, a indústria estaria em que nível dos atuais Rs 7.000 crore?
Os últimos três anos tiveram um crescimento ligeiramente anormal e a indústria cresceu muito rapidamente, mas ainda há uma boa chance de que no próximo ano se mantenha, e o mercado mais do que dobrará de tamanho em três anos, aproximando-se de Rs 15.000 crore. O mercado está vazio, e o MDF tem boa aceitação por apresentar muitas vantagens em relação a outros produtos. O objetivo é tranquilizar nossos parceiros de canal e clientes de que não há necessidade de entrar em pânico nessa situação.
P. Os comerciantes temem que o crescimento da indústria desacelere após um pico nos últimos três anos. Qual é a sua opinião sobre essa perspectiva?
O mercado indiano está com medo de que uma desaceleração esteja chegando, mas acho que não seria muito justificado para o mercado indiano porque há muito espaço porque as pessoas ainda estão construindo muitas casas, o que continuará por muitos anos . Portanto, a demanda não será impactada em um futuro próximo na Índia. No entanto, de repente, a oferta doméstica e também a importação começaram a acontecer, o que está pressionando temporariamente toda a cadeia de valor e o sistema.
Essa pressão está sendo sentida por todos, sejam parceiros comerciais, revendedores, distribuidores ou mesmo fabricantes, por isso as empresas menores estão entrando em pânico. Ouvi dizer que alguns deles também estão tentando pegar atalhos. Este é o momento certo para ter confiança, fé e capacidades estratégicas, fazer P&D adequado em produtos e fazer algo ou trazer algo inovador.
É muito necessário no mercado e, se você mantiver isso continuamente em mente, acho que isso não afetará muito o mercado indiano. O crescimento agora seria orgânico, de 20 a 25%. Tenho certeza de que permanecerá lá; no entanto, a participação será dividida porque são quase 15 jogadores e os importados também estão lá. Então, ter medo de que o MDF não venda não é um medo sábio, acredito, e não devemos ter esse medo. O mercado e a economia indianos vão bem, e o crescimento sempre permanecerá lá.
P. Você acha que este é o momento certo para o MDF de qualidade FR?
As empresas que lançaram aquele produto em nome de retardante de chama, temos que ver, se aquele produto é retardante de chama ou não? Certos parâmetros podem ser usados para afirmar que um produto é resistente ao fogo. Existem certas agências que certificam o produto. Obtivemos essa certificação de teste feita no laboratório em Warrington, Reino Unido (Reino Unido), um dos laboratórios de teste mais conhecidos que certificam as propriedades FR de qualquer produto. Possuímos certificado de primeira classe, considerado o melhor do mundo. Nosso produto é certificado pelo CBRI (Central Building, Research Institute), que novamente é considerado uma referência muito forte por todos os órgãos governamentais. O Instituto Central de Transporte Rodoviário (CIRT) também aprovou nosso produto.
Isso nos dá a chance de ser aprovado, especificado e aplicado a todas as empresas de fabricação de veículos, fabricação de ônibus empresas e empresas estatais de transporte como DTC em Delhi, Bangalore Transport em Karnataka, BEST, Punjab Roadways, UP Roadways, etc. Portanto, o problema real era que o produto retardador de fogo real estava faltando na cesta das empresas. É por isso que poderíamos ter esperado; caso contrário, teríamos lançado o produto há um ou dois anos.
Apenas as densidades não tornam um produto resistente ao fogo. Para tornar o retardador de fogo, devem ser adicionados certos produtos químicos que são muito mais importantes do que a densidade. Temos duas gamas: uma é a HDWR club-grade, que tem uma densidade de cerca de 850 kg. Também fizemos esforços para levar este produto às massas para uso interno. Queríamos desenvolver um produto que visasse não apenas o mercado de alto padrão, mas também o mercado residencial. Essa é a razão pela qual desenvolvemos isso também no interior. A densidade interna do MDF de grau FR é de 750/kg.
Para promover esses produtos, criamos uma equipe de gerentes de desenvolvimento de negócios. Estamos criando uma equipe para as verticais do governo com toda a cabeça da Índia. Haverá de 15 a 20 membros nas equipes de BDM do Governo. Sua função seria visitar o departamento, demonstrar o produto e aprová-lo. E em particular, iremos a todos os arquitetos, designers de interiores e hoteleiros.
P. Quais são as aplicações recomendadas de MDF de grau FR?
Em todos os locais onde o MDF normal está sendo usado, o grau FR pode ser usado. É muito melhor para interiores preventivos como escritórios, hotéis e residências, arranha-céus, locais comerciais, etc. Ajudará a limitar a propagação do fogo se ocorrer uma emergência de incêndio no futuro na área onde foi aplicado .
P. O MDF resistente ao fogo é eficaz com Pre-lam?
Sim, porque o laminado é um produto à base de melamina, e o que oferecemos é MDF grau FR, que também é retardante de fogo. No entanto, a duração será reduzida porque os revestimentos à base de melamina e os materiais à base de papel não são retardadores de chama. No entanto, a placa de base é resistente ao fogo. Devido ao fato de a placa base ser ignífuga e ter propriedades de melamina, em comparação com o resto do produto, como o Prelam feito em placa lisa e o Prelam feito em FR MDF, este último terá melhores características ignífugas. Embora o produto queime, ele atrasará os tempos de queima, assim como o MDF de grau FR dará tempo para salvar as pessoas do local do incidente.
P. Qual é a opinião da empresa sobre a oferta futura, uma vez que a oferta está superestimada no mercado devido às importações e à fabricação nacional? (Pergunta do Sr. Kunal Agarwal, Kunal Enterprises, Hyderabad)
Sr. Shekhar Sati (Resposta) - Nos últimos três ou quatro anos, muitos acréscimos de capacidade aconteceram. O atual temor do mercado se deve às importações e ao tipo de preço que estão oferecendo. Mas eu lhe digo, isso não vai ser uma coisa de longo prazo. Acho que ter uma inclinação maior para os importadores apenas por causa do fator preço não seria lógico ou estrategicamente correto para os parceiros comerciais indianos. Em vez disso, eu os aconselharia a estar com as empresas indianas e confiar nelas, porque agora as empresas indianas estão fabricando produtos de classe mundial.
Estamos acompanhando de perto as importações e tudo, mas de repente não pode haver uma mudança de política em relação às importações. Se algo for necessário para ser feito, essas etapas definitivamente serão tomadas. Ao mesmo tempo, estamos empenhados em criar alguma atração de marca no mercado para o produto. Estaríamos gastando uma boa quantia de dinheiro fazendo e criando uma marca.
Portanto, os tipos de esforços que devem ser feitos em nosso melhor nível como empresa para ajudar nossos parceiros de canal serão feitos. Estamos igualmente preocupados com as preocupações de nossos parceiros de canal. Então, você não deveria ter que se preocupar. Confie em nós e nas nossas estratégias. Faremos todos os esforços para manter as coisas funcionando sem problemas em todo o canal.
P. O que vocês farão pelo fator preço em termos de sustentabilidade para contrariar as importações que estão acontecendo agora? (Pergunta do Sr. Anil Kumar, Sapthagiri Panel Board Pvt Ltd, Bangalore)
Sr. Shekhar Sati (Resposta) - Sua resposta está em sua jornada até agora! Esta não é a primeira vez que você vê esse tipo de competição. Você já viu uma situação muito mais difícil no passado porque as importações estavam acontecendo e seu negócio estava lá naquele momento. Agora, você tem um negócio considerável e isso requer expansão. Isso é uma coisa boa, e você a conquistou com seu próprio trabalho duro. Mas uma coisa é certa: os desafios existiram no passado e continuam existindo no presente. Não devemos entrar em pânico porque, com base na tendência e bloqueio de importações em grande escala para a Índia nos últimos dois a três anos, muitas pessoas estão importando agora.
O aspecto mais importante é desenvolver a atração e a identidade da marca no mercado. Se você vê as práticas em todo o mundo, é muito difícil parar as importações que todo o comércio se tornou aberto agora. Se abordarmos o governo coletivamente para combater as importações, uma opção é cobrar impostos sobre elas. Assim, uma vez que o governo comece a falar sobre promovendo mais a indústria moveleira, e quando colocam algumas restrições às matérias-primas, suas próprias afirmações tornam-se contraditórias. Então, indo para o governo, temos que pensar em todas as coisas que vão além da compreensão de um homem comum.
Mas, como eu disse, a importação é uma fase muito temporária, digamos de três a quatro meses. Novamente, neste período, a oferta pode aumentar ou permanecer no mesmo nível. Mas, novamente, meu conselho é não se deixar afetar e ter esse tipo de medo. Esse mercado vai se recuperar e as pessoas vão entender as vantagens de confiar nas marcas indianas por causa dos serviços, perfis de produtos e ofertas diversas, além do pertencimento e cuidado, cuidando até do produto antes de vendê-lo para você e para os usuários finais.
O que podemos fazer como um player doméstico, acredito que os importadores não podem fazer. As empresas estrangeiras não estão vindo para cuidar de suas preocupações se algo acontecer com o produto amanhã. Então, a longo prazo, peço que todo o comércio, incluindo os importadores (os importadores do sul estão importando grandes quantidades e simplesmente fazendo compras oportunistas para obter lucro rápido), seja lógico e volte para as empresas indianas. No nosso nível, estamos muito preparados e muito determinados a trazer produtos de classe mundial, o que as empresas importadas não estão dando. Então, fique com a gente, estamos sempre prontos para cuidar das suas preocupações, e a margem também será atendida.
Existem duas maneiras de fazer as coisas: eu posso te dar o desconto e você pode repassar para o cliente. Em última análise, você manterá a mesma margem que tem agora. Em segundo lugar, se como empresa fizermos muitas dessas atividades em que podemos aumentar a demanda ou posso criar uma atração de marca, seremos capazes de reter uma margem melhor, que é a posição em que você gostaria de estar. isso pode ser uma atração da marca. Seu conselho para trabalhar na construção da marca em vez de tomar atalhos imediatos para obter impacto imediato mostra que você confia em nós e em nossas capacidades e estratégias. Estamos ainda mais preocupados porque nosso capex, margem e toda a organização dependem do MDF.
P. Como o distribuidor crescerá com a Greenpanel diante da pressão de fontes não organizadas? (Pergunta do Sr. Dinesh Gupta, Shanti Plywood Co., Nova Delhi)
Sr. Shekhar Sati (Resposta) - Os distribuidores são uma parte muito importante de nós, e estamos aqui com um novo produto. Gostaria de dizer que aqueles que permanecem conosco cresceram conosco. Assim, o Anil da Saptagiri também iniciou a jornada conosco, e hoje, quando a Greenpanel é uma marca, a Saptagiri também é uma empresa de grande faturamento. Da mesma forma, o Sr. Kunal em Hyderabad, que é um novo participante
Aprendizado:
O mercado crescerá rapidamente nos próximos dois a três anos, como aconteceu nos três anteriores, porque a base da indústria aumentou de Rs 3.000 crore para Rs 7.000 crore.
Nos próximos tempos, o MDF vai crescer, mas as empresas vão focar mais em seus produtos de valor agregado. O setor organizado se encarregará de aumentar suas aplicações.
As importações são uma ameaça temporária ao setor e os compradores oportunistas devem ficar atentos porque as empresas estão percebendo e ajudando os clientes fiéis.
O recém-lançado produto retardador de fogo da Greenpanels, o MDF, abre as portas para novas aplicações e fornece excelente suporte para interiores preventivos que salvam vidas. Isso é muito adequado para o mercado indiano, que é necessário para arranha-céus.
Ultrapassou Rs. 24 crore anualmente em apenas um ano e meio. Em apenas dois anos, você quase atingiu sua meta de Rs 25 crore sozinho. Então, você também cresceu com a gente enquanto não estava no MDF. Então, em apenas dois anos, um novo negócio está gerando 25 crore a mais. Da mesma forma, o Sr. Manish Behal, que há muito está associado a nós, fez bem.
Visualização de parceiros de canal
Sr. Munish Behl, Shiva Glass House, Ludhiana: Começamos com vendas de menos de Rs 10.000 por mês porque não estávamos trabalhando adequadamente com MDF. Mas, quando começamos com a Greenpanel, tanto a equipe Greenpanel quanto a equipe Shiva Glass trabalhavam lado a lado, e onde enfrentamos desafios, ambas as empresas resolveram os problemas juntas e cresceram. Por exemplo, as vendas do nosso primeiro ano foram de um crore, seguido por três crores, cinco crores e sete crores, e esperamos ultrapassar 20 crores este ano. Então, eu gostaria de dizer que a Shiva Glass cresceu junto com o crescimento da empresa, que também está sincronizado com o crescimento da empresa.
Como estávamos no interior, viemos para o exterior, o clube, e agora o grau FR. Assim, seguindo a mesma tendência, o quanto antes devemos lançar mais produtos novos e ampliar nossas ofertas, pois com uma ampla gama de produtos de valor agregado, nossas vendas irão aumentar.
Sr. Dinesh Gupta, Shanti Plywood Co., Nova Delhi: Temos que nos mover com cuidado, tendo em conta a expansão desorganizada da indústria, e o mercado está oferecendo materiais de qualidade muito baixa. Temo que as pessoas possam perder a confiança nos produtos de qualidade da HDWR. Qual é a indústria
Pensando sobre? Temos que ser cautelosos quanto a isso.
Sr. Kunal Agarwal, Kunal Enterprises, Hyderabad: MDF é um produto para o futuro e tem um futuro muito brilhante. A Índia é um mercado muito convencional, onde os usuários preferem usar madeira compensada para fazer seus móveis por causa das vantagens que traz para a mesa, como durabilidade, estabilidade e densidade. No entanto, notamos recentemente que o MDF de boa qualidade se infiltrou nos mercados de compensado, principalmente para OEMs e projetos onde eles eliminaram problemas de ondulação com MDF para laminado de alto brilho e laminado extra mate. Estamos definitivamente nos beneficiando disso, e agora que o HDWR é uma linha atualizada com seus recursos à prova d'água e alta densidade, OEMs e usuários finais também estão se beneficiando dele. No entanto, a aceitação do MDF pelos consumidores finais é muito baixa. Temos que educá-los além das vantagens do MDF. Se conseguirmos resolver esse problema, sem dúvida conseguiremos aumentar as vendas.
Sr. Anil Kumar, Sapthagiri Panel Board Pvt Ltd, Bangalore: A MDF tem crescido constantemente desde a sua criação, e prevejo que continuará a fazê-lo também no futuro. Faremos esforços para torná-lo realidade. O crescimento do MDF acontecerá com produtos de valor agregado como FRgrade MDF. Por exemplo, quando se trata de HDWR, vimos crescimento; em relação ao exterior, vimos crescimento; e agora veremos o crescimento com FR. No entanto, se nos movermos com rapidez suficiente em termos de visibilidade e marketing, podemos alcançar um crescimento muito mais rápido.
Observações finais
Sr. Shekhar Chandra Sati: Alcançaremos mais pessoas por meio de seminários e reuniões. Acredite em nós, estamos atentos a tudo e muito preocupados com o seu crescimento e também com o crescimento da própria empresa. A empresa é feita de você, então é a equipe, os revendedores, os distribuidores, o mercado, os OEMs e todos os demais que são partes interessadas no setor. Sempre reconhecemos e apreciamos seus esforços e estamos sempre preocupados com seus melhores interesses. Você verá muitas mudanças acontecendo nos próximos dias em termos de atração de marca e facilidade de venda e compra do produto. Você com certeza vai gostar de trabalhar com a Greenpanel.
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Fonte: https://www.plyreporter.com