Notícias
Entre janeiro e março de 2023, os preços dos produtos florestais exportados (madeira) pelos países da CEMAC (Camarões, Congo, Gabão, Chade, CAR e Guiné Equatorial) aumentaram 4,1% em uma escala móvel. De acordo com o Composite Commodity Price Index (ICCPB) publicado pelo Banco dos Estados da África Central (Beac), instituição emissora comum aos países desta comunidade, esta melhoria é impulsionada pelos logs.
Com efeito, durante o período em análise, e face ao 4.º trimestre de 2022, os preços dos toros registaram um crescimento de 7,3%, para 275 dólares o metro cúbico, revela o relatório do ICCPB. Ao mesmo tempo, apuramos, "observou-se um crescimento de 3,5% para a madeira serrada", situando-se em 582,1 dólares o metro cúbico. Esta recuperação dos preços no final de março de 2023, após a estabilização dos preços no trimestre anterior, provavelmente foi boa para as receitas de exportação dos países produtores da CEMAC, nomeadamente Camarões, Congo, Gabão, CAR e Guiné Equatorial.
Esse vigor nas exportações de toras ocorre porque as autoridades públicas dessa comunidade adiaram indefinidamente a entrada em vigor da proibição de exportação de toras, a fim de incentivar o processamento local. No entanto, essa medida está em vigor no Gabão há alguns anos e no Congo desde 1º de janeiro de 2023. Para as autoridades da CEMAC, a interrupção das exportações de toras deve levar a uma queda nas receitas de exportação em muitos países.
Fonte: Le Nouveau Gabão