Notícias
Ao longo de cinco dias, de 15 a 19 de maio, a LIGNA 2023 apresentou uma infinidade de inovações, inspiração e networking.
Mais de 1.300 empresas de 50 países apresentaram suas soluções para a indústria madeireira, moveleira, marcenaria e setor primário. O foco estava nas duas megatendências de sustentabilidade e digitalização.
A resposta da Alemanha e de todo o mundo foi proporcionalmente alta. Mais de 80.000 visitantes de 160 países aproveitaram a oportunidade para se informar sobre máquinas inteligentes e processos de produção que economizam recursos. A Ligna 2023, o primeiro evento desde a COVID, aproximou-se dos números alcançados na feira pré-COVID 2019, que atraiu 90.000 visitantes.
Dr. Kockler Dr. Jochen Köckler na cerimônia de abertura em 15 de maio.
Na conferência de imprensa de encerramento, transmitida mundialmente, o Dr. Jochen Köckler, presidente do conselho de administração do grupo de empresas Deutsche Messe, disse que a expectativa durante a preparação para a feira era alta e expositores e visitantes estavam entusiasmados por finalmente poder reunir-se novamente pessoalmente após um hiato de quatro anos e testemunhar em primeira mão o poder inovador concentrado da indústria de processamento e processamento de madeira.
“A LIGNA 2023 superou as altas expectativas de nossas empresas expositoras e visitantes, demonstrando que as máquinas, equipamentos e soluções apresentadas na feira estão abrindo caminho para uma indústria sustentável e digitalizada de madeira, móveis e construção”, disse Köckler. “Impressionantes 60% dos visitantes vieram do exterior. A LIGNA fortaleceu ainda mais sua posição como a principal feira de marcenaria do mundo”.
O Dr. Bernhard Dirr acrescentou, diretor administrativo da VDMA Woodworking Machinery, co-patrocinadora da feira, “LIGNA 2023 não foi apenas uma plataforma para apresentar novas tecnologias, mas também um local para transferência de conhecimento e networking. “A feira demonstrou que a indústria madeireira e de processamento de madeira oferece a seus clientes as tecnologias necessárias para uma produção competitiva e, ao mesmo tempo, sustentável. Tendo em vista a situação incerta enfrentada atualmente pela indústria madeireira e de processamento de madeira, o sucesso da LIGNA 2023 fala muito sobre seu status como fonte de impulso. Não só é um impulsionador para a indústria em tempos bons, mas acima de tudo, oferece soluções para os desafios futuros.”
Como resultado, máquinas, sistemas e processos inteligentes e conectados que tornam os custos e a produção mais eficientes tornaram-se particularmente populares entre a comunidade. Houve também uma forte demanda por soluções de automação e otimização de processos para amortecer o impacto da escassez de trabalhadores qualificados.
“Os visitantes puderam experimentar a transformação da indústria ao vivo em nossas salas de exibição”, disse Köckler durante a recapitulação de aproximadamente 40 minutos. "Toda a gama da cadeia de valor estava em exibição, desde máquinas e equipamentos para trabalhar madeira até ferramentas e processos de trabalho, robôs industriais e até exoesqueletos para apoiar especialistas de ofícios especializados e florestais. As máquinas em exibição muitas vezes não se limitam exclusivamente ao processamento madeira, mas também são utilizáveis para vidro, plásticos e materiais compostos."
Segundo Köckler: “Móveis ou mesmo elementos de construção, por exemplo, são feitos de uma grande variedade de materiais. Portanto, é lógico que os expositores da LIGNA estejam expandindo seus portfólios de produtos e oferecendo a seus clientes uma ampla gama de opções.”
Um tema-chave da feira consistiu na importância da madeira como recurso renovável e seu papel no processo geral de descarbonização. Com isso, a construção em madeira está se tornando cada vez mais importante e abrindo novas oportunidades de mercado para a engenharia mecânica.
Os expositores da LIGNA 2023 apresentaram soluções que otimizam significativamente todas as etapas do processo de construção em madeira. Isso não apenas economiza custos, mas o uso dessa preciosa matéria-prima também pode ser projetado para ser o mais econômico possível. O setor de pisos e a indústria moveleira também têm cada vez mais a madeira como matéria-prima preferencial, pois a sustentabilidade é cada vez mais importante para os consumidores finais. Por exemplo, adesivos inovadores baseados em matérias-primas renováveis também ajudam a reduzir as emissões de CO2.
A LIGNA 2023 ofereceu aos visitantes um amplo programa de apoio com conferências, apresentações ao vivo, exibições especiais e cerimônias de premiação. No LIGNA.Stage no Hall 12, cerca de 90 palestrantes apresentaram as últimas novidades e tendências do mercado. A escassez de trabalhadores qualificados e questões de recrutamento também foram abordadas em uma área dedicada à promoção do networking entre trabalhadores qualificados e potenciais futuros empregadores.
A mostra não apenas promoveu a troca de conhecimento e experiência, mas também definiu o rumo para o futuro e a sustentabilidade da marcenaria e processamento de madeira", disse Köckler.
A próxima LIGNA vai de 26 a 30 de maio de 2025.
Depoimentos de expositores e participantes sobre a LIGNA 2023
A administração da Ligna divulgou as seguintes declarações dos principais expositores e participantes.
Achim Homeier, diretor sênior de marketing global e gerenciamento de produtos, HOMAG GmbH
“Foi surpreendente a quantidade de pessoas que vieram porque depois de quatro anos, ninguém sabe o que realmente vai acontecer. Mas estamos muito satisfeitos com o resultado e acho que a maioria dos clientes está realmente empolgada em conhecer nossa equipe pessoalmente, poder conversar com nossos especialistas e experimentar nossas fábricas em funcionamento e novas máquinas.”
Pietro Gheller, Diretor de Vendas e Operações de Mercado Divisão de Carpintaria, SCM Group
Os visitantes tiveram muito interesse em nossas inovações. Particularmente na nova solução automatizada e conectada que estamos oferecendo. Também a construção em madeira tem sido uma área de interesse de muitos clientes e parceiros. Coletamos muitos leads e oportunidades durante a LIGNA 2023. Estamos muito satisfeitos com isso. E o mais importante, tivemos a chance de conhecer muitos novos clientes! Portanto, a LIGNA continua sendo uma etapa muito importante.
Dirk Eisenmann, Gerente de Marketing Dieffenbacher
"Estamos todos felizes por estar de volta aqui depois de tanto tempo. A LIGNA 2023 foi uma grande oportunidade para comemorar nosso 150º aniversário junto com nossos clientes. Também pudemos apresentar nossa nova plataforma de digitalização baseada em inteligência artificial. Isso ajuda nossos clientes para operar melhor suas fábricas, economizar material, reduzir emissões e, assim, reduzir sua pegada de carbono."
Raphaël Prati, Diretor de Marketing e Comunicação do Grupo Biesse
“Recebemos não apenas uma boa resposta aos nossos produtos, mas também uma boa resposta à nossa empresa. Estamos na LIGNA apresentando uma nova empresa, uma empresa que evoluiu nos últimos anos. Estamos aqui com uma nova identidade visual, apresentando-nos como uma empresa multimateriais que oferece soluções sob uma marca para a madeira, claro, mas também para o vidro, a pedra e o Setor de Materiais Avançados.”
Oliver Kunzweiler, Diretor de Marketing Central Weinig Group
"Foi uma loucura estar aqui na LIGNA 2023. O lugar estava lotado!"
Matthias Picker, vice-presidente da Divisão de Carpintaria, Robert Bürkle GmbH
"Recebemos muita atenção na LIGNA. Uma área de interesse particular de nossos clientes foi a automação. Devido à escassez de trabalhadores qualificados, é difícil encontrar funcionários. A automação pode ajudar neste caso. Somos o parceiro ideal para atender às altas demandas de saída de produção com soluções automatizadas em torno do processo de acabamento."
Urs Affolter, Diretor Administrativo, Esterer WD GmbH
“Nosso destaque da LIGNA 2023 foi a digitalização das serrarias. A maioria das serrarias ainda funciona com papel. Temos tudo em formato eletrônico.”
Comentários dos visitantes na LIGNA 2023
Peter Rockedahl, diretor de tecnologia, Moelven Industrier AB
"Participar da LIGNA permitiu que nossa equipe obtivesse informações detalhadas sobre os produtos, serviços e soluções mais recentes do setor. Construir conexões diretas com fornecedores é fundamental para impulsionar nossos negócios e garantir que possamos continuar a fornecer soluções inovadoras e sustentáveis para nossos clientes. Valorizamos o ambiente da LIGNA, onde especialistas do setor podem se relacionar, aprender e crescer."
Michael Bucking, diretor administrativo da Tischler NRW
"Tecnologia e maquinário para tocar, soluções para as questões de digitalização e otimização de processos, e tudo isso novamente em um só lugar. Você pode ver claramente como os encontros analógicos são importantes para a indústria de marcenaria e colegas. Na minha opinião, Ligna em Hanover é e continua sendo um fórum importante e empolgante para o nosso comércio. Também tive essa impressão em muitas conversas com colegas que ficaram felizes em vir a Hannover para a LIGNA 2023."
Eero Raun, "Delegação da Estônia de Empresários de Madeira e Móveis"
"Como parte da delegação estoniana de empresários de madeira e móveis, experimentamos uma hospitalidade profissional e calorosa na LIGNA. Eu recomendaria a qualquer momento a todas as empresas estonianas que visitassem e exibissem na LIGNA. Vale a pena!"
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet