Voltar

Notícias

04
jun
2023
(INTERNACIONAL)
Previsão de aumento na produção de toras no Gabão

Produção de toras caiu 37% no 4º trimestre de 2022 devido ao aumento dos custos operacionais

A produção de toras, medida por seu índice, caiu acentuadamente 37% no último trimestre de 2022 em comparação com o trimestre anterior, indica o último relatório econômico do Ministério da Economia.

Este mau desempenho, que registou um aumento contínuo ao longo dos primeiros três trimestres do ano passado, "está relacionado com o forte aumento dos custos operacionais induzido pelo aumento do preço do gasóleo industrial e pela baixa disponibilidade de vagões para o encaminhamento das toras (saturação de espaços de armazenamento). Em relação ao mesmo período de 2021, o índice caiu apenas 7,2%”, explica o Ministério da Economia.

No entanto, apesar do fraco desempenho registrado no 4º trimestre de 2022, a produção de toras aumentou 16,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isto, segundo o Ministério da Economia, justifica-se pela exploração de novas áreas florestais e pelo bom desempenho das carteiras de encomendas.

Para o ano de 2023, o Gabão espera aumentar a sua produção com, nomeadamente, uma produção de 1,7 milhões de m3 de madeira serrada (cortada em pedaços), de acordo com as projeções contidas na fatura de 2023. aumento projetado de 7% face ao ano 2021. Ano em que o Gabão produziu 1,57 milhões de m3 de madeira serrada.
 

Fonte: ITTO/Remade

Jooble Neuvoo