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Após vários anos de interrupção durante e após a pandemia de COVID, este ano a feira de móveis Salone del Mobile de Milão voltou ao seu horário tradicional de abril pela primeira vez desde 2019. Embora o número de visitantes ainda estivesse abaixo dos números pré-pandêmicos de cerca de 400.000 em 2018 e 2019, em 307.418 foram 15% a mais que em 2022.
Durante a pandemia, o número de visitantes estrangeiros na feira caiu drasticamente. No entanto, a influência contínua da feira no setor moveleiro global ficou mais uma vez aparente nos números deste ano. Totalmente 65% dos visitantes vieram de 180 países fora da Itália.
Foram 2.000 marcas expositoras das quais 34% vieram de 37 países diferentes. Havia 550 jovens designers expondo no show de 31 países. Também estiveram presentes 28 escolas e universidades de design de 18 países.
Estiveram presentes mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% do exterior. A China formou o maior contingente de visitantes da feira depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha. Visitantes do Brasil e da Índia se destacaram entre os países fornecedores de móveis tropicais.
Um efeito duradouro da pandemia foi incentivar um foco ainda maior na presença digital do programa para expandir ainda mais sua influência nas tendências globais de design de móveis. A comunidade internacional de design respondeu com entusiasmo à mídia social do programa, que alcançou 30 milhões de usuários, alcançou 6 milhões de visualizações de vídeo e cerca de 80 milhões de impressões de página.
Houve cerca de um milhão de visitantes no site do programa e mais de 7 milhões de visualizações de página. O aplicativo móvel da feira registrou mais de 350.000 sessões durante a feira e permitiu mais de 750.000 digitalizações por meio do serviço de matchmaking apoiando a experiência do visitante e promovendo uma interface eficaz com os expositores.
O design de móveis sustentáveis tem sido um tema-chave das feiras anteriores em Milão. No entanto, a extensão em que esse tema permeou o show foi levada a outro nível este ano.
Reutilização, regeneração, circularidade, materiais sustentáveis, economia de energia inovadora e métodos de produção eficientes estiveram no centro do evento. Isto estendeu-se não só aos produtos e processos em exposição, mas também aos stands de exposição.
Como observaram os organizadores do evento “Adeus aos estandes monumentais com um ciclo de vida curto. As novas instalações são leves, modulares e reutilizáveis, feitas de madeira e papelão reciclado”. O maior foco na sustentabilidade na feira de Milão reflete a política considerável e a preocupação pública com a mudança climática que agora permeia a sociedade em quase todos os lugares.
Na Europa, a necessidade de adaptação de designers, fabricantes e comerciantes de móveis recebeu um impulso adicional por toda uma série de novos regulamentos que agora estão passando pelo processo legislativo da UE como parte do Acordo Verde Europeu (consulte as seções sobre os novos regulamentos da UE abaixo ).
Enquanto os organizadores do Salone del Mobile e muitos expositores fizeram questão de enfatizar a mensagem de sustentabilidade, alguns comentaristas foram mais cínicos.
Um artigo do London Times admitiu que “este foi o ano em que os designers reconheceram que voar para Milão e lançar coleções anuais não era o ideal em termos de meio ambiente”.
O artigo sugeria que “a semana anual de design de Milão foi transmitida para nós do futuro, mas, sendo Milão, era mais um futuro de ficção científica artística e cinematográfica do que um futuro em que especialistas em design haviam imaginado como abrigar, alimentar e fornecer ao mundo emissões zero de carbono”.
No entanto, alguns expositores transmitiram mensagens poderosas sobre os desafios e oportunidades para os fabricantes de móveis e seus fornecedores de enfrentar as questões ambientais de frente. Foi o que aconteceu com a instalação "Wood You Believe?" para a empresa italiana de painéis de madeira Gruppo Saviola, dos designers Carlo Ratti Associati (CRA) e Italo Rota.
A mostra transformou quatro toneladas de objetos de madeira pós-consumo em uma estrutura que questiona como o design pode atuar para reduzir o desperdício e ao mesmo tempo se inspirar nele. “O padrão de consumo de usar e descartar é uma das principais causas subjacentes dos problemas ambientais que enfrentamos agora”, diz Carlo Ratti, “Wood You Believe? explora um enorme conjunto de recursos que sempre estiveram disponíveis para nós.”
Atravessando a estrutura, os visitantes entram em um espaço construído com mais de cem painéis da tecnologia ‘pannello ecológico’ do Gruppo Saviola. Feitos de madeira totalmente reciclada, esses painéis são tratados digitalmente para exibir uma ampla gama de acabamentos texturizados que complementam diferentes designs. O Gruppo Saviola gerencia todo o processo, desde a coleta de resíduos de madeira até a reciclagem e a transformação em um produto novo e funcional.
Outros expositores quiseram e puderam expor uma visão estratégica para que as empresas moveleiras avancem em direção a práticas mais sustentáveis. Em entrevista ao programa Salone oWorld furniture trade stagnated in 2022 organizadores, Anna Pellizzari, diretora executiva da Materially, empresa que ajuda outras empresas a inovar seus produtos a partir de materiais, resumiu as várias estratégias que estão sendo adotadas pelas empresas italianas.
A Materially é parceira da FLA-PLUS, um projeto liderado pela associação italiana da indústria de móveis de madeira FederlegnoArredo (https://fla-plus.it) para desenvolver e implementar um plano estratégico de sustentabilidade para apoiar e responder pragmaticamente às necessidades da manufatura empresas.
A Sra. Pellizzari destacou que “no que diz respeito à sustentabilidade, um dos pontos centrais do setor moveleiro de madeira – na minha opinião já muito virtuoso pelo tipo de material que utiliza – é a durabilidade do produto.
A cadeia de suprimentos italiana, em particular, está focada em produtos duráveis que o consumidor pode usar por muito tempo, contribuindo positivamente para reduzir o impacto ambiental de um objeto”.
A Sra. Pellizzari passou a identificar três abordagens para a circularidade que podem ser adotadas pelos fabricantes de móveis e produtos de madeira:
1. Desenhar para desmontar, “princípio que, desde cedo, orienta a conceção de objetos facilmente desmontáveis: eliminando colas e adesivos, utilizando juntas e adotando todas as soluções que permitam a fácil substituição e reparação dos componentes, alongando assim a vida útil do produto. Isso também simplifica a desmontagem no final da vida útil, o que facilita a reciclagem”.
2. Projeto 'Sistêmico' envolvendo medição detalhada dos impactos ambientais da empresa, desenvolvendo ações que tratam do processo de produção como um todo e identificando pontos críticos de danos ambientais e medidas de mitigação sob medida. Isso pode incluir o uso de energias renováveis, aumento da eficiência energética dos processos, eliminação de poluentes e muito mais.
3. A abordagem centrou-se na reciclagem e no fechamento do círculo do material. De acordo com a Sra. Pellizzari, esta “é uma abordagem da cadeia de suprimentos que abrange todo o mundo dos painéis reciclados e inclui os principais players italianos do setor.
Estes absorvem os resíduos da cadeia produtiva da madeira e os reciclam para a fabricação de painéis a serem reintroduzidos no ciclo produtivo”.
Fonte: ITTO/Remade